Gastronomia de Bordo homenageia cozinha tradicional bacalhoeira.

2018-11-07 10:49

Categoria: 

Concelho: 

O Festival “Gastronomia de Bordo - Ílhavo 2018” homenageia a cozinha tradicional bacalhoeira e promete ementas temáticas entre 14 e 18 de novembro em restaurantes do Município de Ílhavo.

Trata-se de uma das ações previstas no Projeto “Territórios com História: o mar, a pesca e as comunidades - programação cultural em rede dos municípios de Ílhavo, Peniche e Murtosa”, liderado pela Câmara Municipal de Ílhavo e cofinanciado pelo CENTRO2020, Portugal 2020 e União Europeia através do FEDER.

A Câmara Municipal de Ílhavo lança o desafio para o embarque nesta “experiência de bordo”, bem como a desfrutar das múltiplas atividades, complementares à programação do festival, de “descoberta” da cultura gastronómica e vivencial da pesca do bacalhau no ciclo de iniciativas “Sentidos de Mar”.

A chora, feijoada de chispe, feijão assado, caldeirada de espinhas de bacalhau, bacalhau frito, o “pão da pana” e o “queque dos domingos”, entre outros, são pratos que inspiram a ementa.

Durante o festival será também possível “mergulhar” no património gastronómico nacional, através de visitas a estaleiros, museus, fábricas, lotas, navios e também a outros equipamentos de transformação e preparação alimentar.

Há 14 restaurantes confirmados. Aderem A Praia do Tubarão, Bela Ria, Canastra do Fidalgo, Cantina Bar da Lota, Duna do Meio, Estrela do Mar,

Maradentro, Marisqueira Barra, Marisqueira da Costa Nova, Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel, O Gafanhoto, O Navegante, Salsus e Traineira.