Gafanha da Nazaré: Unidade de Controlo Costeiro apreende pescado "sem documentos".

2020-05-27 15:42

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Unidade de Controlo Costeiro (UCC), através do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Aveiro, apreendeu, ontem, dia 26 de maio, 227 quilos de pescado fresco, da espécie Raia lenga, com o valor estimado de 2 270 euros, no Porto de Pesca Costeira de Aveiro, na Gafanha da Nazaré.

Essa apreensão aconteceu no decorrer de uma ação de fiscalização levada a cabo com o objetivo de controlar o cumprimento das regras de descarga, transporte, comercialização e regime de primeira venda de pescado fresco.

A viatura inspecionada não tinha o documento comprovativo em como o pescado tinha sido sujeito ao regime de primeira venda em lota.

Foi ainda identificado um homem, de 41 anos, e elaborado o respetivo auto de contraordenação, por fuga à lota, cuja coima pode atingir os 3 740 euros.

O pescado apreendido foi sujeito a inspeção higiossanitária, tendo sido ordenada a sua destruição por ter sido considerado impróprio para consumo.

A GNR relembra que o regime de venda de pescado fresco prevê que a primeira venda seja, obrigatoriamente, realizada em lota, pelo sistema de leilão.