'Gafanha da Nazaré Mexe Contigo' é no domingo no Jardim Oudinot.

2022-05-20 15:22

Categoria: 

Concelho: 

Apresentado, publicamente, no dia 17 de abril, inserido nas comemorações do 21.º aniversário da Elevação da Gafanha da Nazaré a Cidade, o evento solidário “Gafanha da Nazaré Mexe Contigo” vai ‘mexer’ com a Freguesia e com o Município de Ílhavo, no próximo dia 22 de maio, entre as 9h00 e as 13h00.

O Jardim Oudinot foi o local escolhido pelos promotores deste evento - a Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré e o Vereador sem Pelouros do Executivo Municipal, Tiago Lourenço - para, numa manhã de domingo, proporcionar aos cidadãos e às famílias um conjunto de ações catalisadoras de bem-estar, atividade física, saúde e divertimento, aliadas aos valores da solidariedade, neste caso, revertendo a favor dos refugiados da Ucrânia que se encontram no Município de Ílhavo.

Com o imprescindível apoio de agentes desportivos e associativos (clubes, ginásios, associações desportivas e sociais) da Gafanha da Nazaré, estão criadas as condições para o lançamento de um desafio à comunidade: a solidariedade aliada à prática desportiva e da atividade física através da experimentação de modalidades como a vela, SUP, canoagem, triatlo, karaté, BTT, petanca, dança, ginástica rítmica, treino funcional, Hiit, Pilates, futebol, basquetebol, atletismo, polo aquático e muito mais.

Tiago Lourenço refere que, “o trabalho desenvolvido anteriormente e a experiência adquirida, levam-no a dar continuidade à responsabilidade autárquica, apesar de noutras funções, com o objetivo de promover a qualidade de vida e o bem-estar da nossa comunidade. Sem esquecer que os nossos cidadãos já deram provas concretas de um envolvimento solidário de excelência e estarão, também hoje, sensibilizados para esse mesmo valor agora direcionado para o sofrimento inaceitável do Povo Ucraniano. A ideia surgiu estruturada no percurso desenvolvido durante os 4 anos de funções autárquicas. O repto foi lançado ao nosso Presidente da Junta de Freguesia, Carlos António Rocha que, de imediato, abraçou o projeto".

O “Gafanha da Nazaré Mexe Contigo” é dirigido a todos os que já praticam desporto ou têm rotinas de atividade física regular, mas desafia igualmente os mais “preguiçosos” para a prática desportiva.

O Presidente da Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré, Carlos António Rocha, realça a importância que o evento tem na dinamização da Freguesia. "Todos sabemos que aquilo que pudermos investir hoje na promoção da atividade física, combatendo o sedentarismo, vamos ter melhor qualidade de vida e menor despesa com a saúde no futuro. E então se associarmos esta iniciativa a uma causa nobre de solidariedade, tanto melhor. É importante demonstrar que a Gafanha da Nazaré é uma Freguesia solidária, que “mexe”, que é viva e dinâmica, e que está em grande forma".

As inscrições, com o custo simbólico de 5 euros, podem ser efetuadas na Junta de Freguesia, nas Associações e nos Clubes da Gafanha da Nazaré.