Gafanha da Nazaré: ECOMARE lança projeto sobre literacia do Oceano.

2021-11-22 11:45

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O “ECOMARE: SOS Animais Marinhos”, projeto da Universidade de Aveiro (UA) sobre literacia do Oceano, foi lançado num workshop virtual inaugural que decorreu a 15, 16 e 17 de novembro, no formato online.

Biólogos da equipa do Centro de Reabilitação de Animais Marinhos do ECOMARE (CRAM-ECOMARE), deram a conhecer o seu trabalho a várias turmas das designadas “Escolas Azuis” do agrupamento de escolas da Gafanha da Encarnação e da Gafanha da Nazaré (concelho de Ílhavo), parceiras deste projeto.

Uma Escola Azul envolve ativamente a comunidade escolar na compreensão da influência do Oceano nos humanos e da influência dos humanos no Oceano.

Integra a comunidade local nas suas ações e interage com os parceiros da rede Escola Azul.

Os alunos puderam assim conhecer o papel do CRAM-ECOMARE e a sua importância na resposta a animais marinhos (como aves, tartarugas e mamíferos marinhos) que são direta ou indiretamente afetados pelas atividades humanas e ainda, descobrir etapas e histórias de reabilitação de alguns animais marinhos admitidos no Centro.

Este projeto de Literacia do Oceano, financiado através do programa Crescimento Azul dos EEA Grants, visa transformar a consciência das pessoas, sobretudo as crianças e jovens em idade escolar, sobre o impacto das atividades humanas no Oceano, na expectativa de alterar as suas atitudes e aumentar a sua participação em atividades que contribuam para um Oceano mais saudável.

Deste modo, o projeto “ECOMARE: SOS Animais Marinhos” irá realizar sessões em colaboração com várias escolas, utilizando tecnologias como a realidade aumentada e Live streaming, nas quais os alunos poderão conhecer melhor os animais marinhos e as suas ameaças, perceber como a poluição e o lixo marinho os pode afetar e aprender sobre o Boto, um mamífero marinho da costa portuguesa com estatuto de conservação Vulnerável.

As atividades podem alargar-se a outras escolas da região, classificadas ou não como “escolas azuis”, através de eventos online, ou ainda presenciais, desde que salvaguardadas as despesas e os meios de deslocação dos grupos escolares.

“Através do Acordo sobre o Espaço Económico Europeu (EEE), a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega são parceiros no mercado interno com os Estados-Membros da União Europeia.

Como forma de promover um contínuo e equilibrado reforço das relações económicas e comerciais, as partes do Acordo do EEE estabeleceram um Mecanismo Financeiro plurianual, conhecido como EEA Grants.

As EEA Grants têm como objetivos reduzir as disparidades sociais e económicas na Europa e reforçar as relações bilaterais entre estes três países e os países beneficiários.

Para o período 2014-2021, foi acordada uma contribuição total de 2,8 mil milhões de euros para 15 países beneficiários. Portugal beneficiará de uma verba de 102,7 milhões de euros.

 

texto e foto: UA