Gafanha da Nazaré: Cais Bacalhoeiro deve integrar 'discurso expositivo' do Museu Marítimo de Ílhavo mas marginal "terá de ser arranjada".

2017-04-05 16:47

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O aproveitamento do Cais Bacalhoeiro para integrar o 'discurso expositivo' do Museu Marítimo de Ílhavo é uma ideia bem acolhida na Freguesia da Gafanha da Nazaré.

Carlos António Rocha já assumiu que dará todo o apoio à ideia revelada no passado fim de semana, no aniversário do Ciemar.

Nos 80 anos do Museu assumiu-se que o Terminal Bacalhoeiro "desperta a curiosidade dos visitantes". É necessário desenvolver um projeto capaz de levar essa visita à Gafanha da Nazaré para além da passagem pelo Santo André, no Jardim Oudinot.

O Presidente da Junta de Freguesia lembra que no passado houve o sonho de criar um Pólo Museológico que recriasse uma antiga seca de bacalhau. (com áudio)

Carlos António Rocha defende a aposta num projeto que abra o Terminal Bacalhoeiro ao turismo mas avisa que tal só é possível "quando estiver recuperada a via marginal". Administração do Porto de Aveiro e Câmara de Ílhavo estão a ser sensibilizadas para encontrar uma solução que valorize aquela via. "As marés, agora, são mais altas e ainda por uma questão de segurança para os utilizadores é importante fazer essa obra. É uma zona degradada e sendo um processo de engenharia caro, entendemos, mesmo assim, que diferentes entidades terão de requalificar aquele espaço. É um cartão de visita mau para a região. Nestas condições não tem dignidade. Precisa de ser tratado para ser confortável para os turistas", disse na Terra Nova, num apelo deixado pelo autarca, para que seja garantida a recuperação da via marginal no Porto Bacalhoeiro.