Gafanha da Nazaré: 600 quilos de peixe apreendido na Lota.

2021-01-27 17:11

Categoria: 

Concelho: 

A GNR apreendeu ontem na Gafanha da Nazaré mais de 600 quilos de pescado fresco de diversas espécies, por fuga à Lota, e por não cumprirem com as medidas mínimas estipuladas por Lei.

"No decorrer de uma ação de fiscalização dirigida às atividades de pesca e controlo do cumprimento das normas que regem a descarga e o transporte de pescado fresco, os militares da Guarda fiscalizaram três viaturas no Porto de Pesca Costeira de Aveiro que transportavam o pescado sem qualquer documentação".

No decorrer das diligências policiais detetou-se ainda que parte do pescado não cumpria com a medida mínima estipulada por Lei para ser comercializado, "nomeadamente as espécies lula-vulgar (Loligo vulgaris) e pescada-branca (Merluccius merluccius)", tendo sido apreendidos mais de 600 quilos de pescado com um valor estimado de 5.378 euros.

Foram identificados dois homens de 41 e 65 anos e a empresa proprietária da embarcação, tendo sido elaborado três autos de contraordenação, cujas infrações podem atingir um valor máximo de 44.891 euros.

O pescado imaturo apreendido, depois de submetido a verificação higiossanitária, foi entregue a seis instituições de solidariedade social. Quanto ao pescado apreendido, por não ter sido sujeito ao primeiro regime de venda, será entregue em Lota para ser vendido.