Gafanha da Encarnação: Agrupamento de Escolas faz o pleno de bandeiras azuis.

2018-11-19 14:36

Categoria: 

Concelho: 

O Agrupamento de Escolas da Gafanha da Encarnação, hasteou mais seis bandeiras “Escola Azul”, contando agora com oito e tornando-se, assim, um Agrupamento totalmente “Escola Azul”, desde o ensino pré-escolar ao 3.º Ciclo do Ensino Básico.

Galardões hasteados por ocasião do Dia do Mar no final da semana passada.

No ano letivo anterior, a Escola Básica da Gafanha da Encarnação e a Escola Básica da Costa Nova foram as primeiras a receber o galardão “Escola Azul” e, neste Dia do Mar, as seis novas bandeiras distribuíram-se pela Escola Básica da Gafanha da Encarnação – Norte, Escola Básica da Gafanha da Encarnação – Sul, Escola Básica e Jardim de Infância da Gafanha da Encarnação – Centro, Escola Básica e Jardim de Infância da Gafanha do Carmo.

“O Agrupamento de Escolas da Gafanha da Encarnação reforça desta forma o seu compromisso em educar para a literacia dos oceanos”, refere nota do agrupamento.

Nas cerimónias marcaram presença, além dos elementos da Direção do AEGE, o Vereador da Educação da Câmara Municipal de Ílhavo, Tiago Lourenço, o Engenheiro do Ambiente da Câmara Municipal de Ílhavo, Luís Rabaça, representantes da Juntas de Freguesia da Gafanha do Carmo e da Encarnação, Daniela Pimentel e José Carapelho, respetivamente.

Ainda no âmbito da celebração do Dia do Mar, os Alunos Embaixadores do Oceano receberam as suas medalhas, tendo sido desenvolvidas, nas diversas escolas e jardins-de-infância do agrupamento, atividades como recitais de poesia (“Poetas do Mar”), dramatizações, canções, decorações, encenações de manifestação e recolha de lixo marinho, pintura e desenho.

Em comum, todas desenvolveram a atividade “Inspetores do Mar”, sobre pesca sustentável, onde, utilizando réguas de tamanhos mínimos do pescado, fornecidos pela Docapesca, os alunos efetuaram medições do pescado - cavala, sardinha, carapau e choco, oferecido pela APARA – Associação de Pesca Artesanal da Região de Aveiro.

A mensagem “Não compres peixe-bebé” e “Se hoje pescares filho de peixe, amanhã, netos de peixe não pescarás” foi explorada, com vídeos e muito diálogo, com estes alunos de uma comunidade francamente piscatória, tendo os alunos colorido e enviado, também aos pais, um postal apelando ao consumo responsável, com a mensagem “Mãe/Pai, por favor, não compres peixe-bebé porque eu também quero comer peixe quando for da tua idade”.