Funeral de Batel Anjo esta manhã em Ílhavo.

2023-04-04 08:45

Categoria: 

Concelho: 

O homem que considerava a educação “propulsor do desenvolvimento social” vai a sepultar.

Cerimónias fúnebres de António Batel Anjo esta manhã, a partir das 9h, na Mortuária com funeral marcado para as 11h30 em Ílhavo.

Cofundador do Projecto Matemática Ensino faleceu aos 58 anos de idade tendo dedicado os últimos anos da sua vida ao ensino em Moçambique.

A Reitoria da Universidade de Aveiro deixou palavras de gratidão pela forma como Batel soube estar no ensino e na vida.

“Pessoa de gargalhada fácil e de grande generosidade, deixará saudade e um grande sentimento de perda. O ensino ficou mais pobre.”, lamenta o Reitor Paulo Jorge Ferreira.

“Foi docente e investigador na Universidade de Aveiro durante várias décadas, com um papel de grande relevância na divulgação e no desenvolvimento do ensino da Matemática”.

“Com esta vontade de transpor barreiras, foi para Moçambique, um país onde ‘os desafios são muitos’, com a missão de colocar a sua experiência e os seus conhecimentos nas áreas da educação e da literacia financeira ao serviço do seu desenvolvimento.”, comenta o Reitor.

Antigo aluno da UA, natural de Ílhavo, após uma breve passagem pela Portugal Telecom, foi professor no Departamento de Matemática da UA e criou, em 1989, o PmatE, com os colegas David Vieira e Paula Carvalho.

As conhecidas Competições Nacionais de Ciência dedicadas ao público escolar, no âmbito deste projeto da UA, surgiram depois em 1991.

Foi, também, um dos fundadores da spin off Edubox, empresa dedicada à Educação, de que a UA foi sócia.