Foi aberto o Parque de Estacionamento a Nascente da Estação da CP em Aveiro.

2021-04-29 15:46

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) já abriu, hoje, o novo Parque de Estacionamento a Nascente da Estação da CP e junto ao Terminal Rodoviário de Aveiro (gratuito).

É um investimento da CMA de 535.300 euros, com capacidade para 275 veículos ligeiros, 12 lugares para autocaravanas e seis lugares para utilizadores de mobilidade reduzida.

"Este Parque relaciona-se devidamente com a promoção da utilização de modos suaves de mobilidade, em estreita relação com a bicicleta e os eixos cicláveis próximos, razão pela qual, para além da plataforma do estacionamento, a mesma faz ligação à ciclovia em toda a Rua Artur de Almeida Eça. Por outro lado, a sua 'alameda pedona'” central vai permitir dar seguimento à zona verde que será construída a nascente, integrada na expansão urbanística prevista para o local".

Nas proximidades deste Parque de Estacionamento será instalada uma Estação BUGA.

A zona de caravanismo está equipada com uma Área de Serviço de Autocaravanas (ASA), que permitirá o depósito de águas sujas e o reabastecimento de água potável. O Parque tem uma estrutura arbórea distribuída por toda a sua área, com cerca de 80 árvores. No âmbito do Aveiro Tech City está em desenvolvimento a instalação de sensores de estacionamento e sistema de orientação de tráfego com indicação de lugares livres, no novo Parque de Estacionamento. Os dados de ocupação do parque são agregados em “gateways” e transmitidos através da rede de telecomunicações do Aveiro Tech City Living Lab, sendo encaminhados para a plataforma urbana de dados de Aveiro.

O novo Parque está dotado de infraestrutura para virem a ser instalados carregadores elétricos de automóveis.