Filipe Guerra, Manuel Loff e Tiago Vieira assinam obra sobre tempos de pandemia.

2022-02-22 15:08

Categoria: 

Concelho: 

Filipe Guerra, Manuel Loff e Tiago Vieira assinam, em coautoria, o livro "O 'Novo Normal': Securitização, Precariedade e (Des)Integração Europeia em tempos de pandemia".

Três investigadores, da área da história e das ciências sociais, que leram centenas de referências sobre os dois anos de pandemia e as suas implicações na vida dos cidadãos.

A sessão de apresentação está marcada para a próxima sexta, na Livraria da Universidade de Aveiro, às 17h30, com a presença de Carlos Rodrigues, do Departamento de Ciências Políticas, Sociais e do Território da UA.

Este livro, recentemente editado pela Editora Página A Página, dá atenção às mudanças laborais que surgiram com a pandemia.

“A pandemia de Covid-19 e, sobretudo, a gestão política e económica que dela se faz, criou um contexto social, político, económico e até existencial que abriu um novo ciclo histórico na implantação de um regime securitário à escala global, nas relações de trabalho e no processo de integração europeia. É ele que configura o que se tem chamado novo normal”, explicam os autores.

Mais do que fixar simplesmente um retrato histórico de época, os autores fomentam o debate sobre os caminhos que Portugal e o mundo seguem num contexto tão desafiante como o atual.

Os autores dizem que se trata de um livro "descomplexadamente político" e "intencionalmente interpelativo" da realidade e de quem o lê.

“A nossa é uma convocatória para uma reflexão crítica que se converta em tomada de posição.”

Ainda que mantendo uma "visão de esquerda" dizem que se trata de uma obra de carácter eminentemente científico.