Festival Literário de Ovar vai às freguesias.

2020-09-08 07:59

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O 6º Festival Literário de Ovar começa amanhã para uma edição espalhada pelas freguesias do município vareiro.

Edição mais descentralizada mas fiel à “identidade” criada por este encontro literário.

O Festival Literário está de regresso a Ovar entre 09 e 13 de setembro.

O programa abre esta quarta feira, a partir das 21 horas, no Centro de Arte de Ovar, com Francisco Moita Flores, numa conversa moderada por Manuella Bezerra de Melo, seguindo-se a apresentação de “Poetas com Voz”, de Luís Portugal.

Na quinta-feira, o FLO vai até S. João de Ovar, ao Pólo de Capacitação e Inovação Social, para uma conversa com Pedro Guilherme-Moreira e João Rasteiro, moderada por Manuella Bezerra de Melo. A noite encerra com poesia, pelos “Sopros”.

O terceiro dia será marcado por Gonçalo M. Tavares, que orientará a oficina “Escrita e Imaginação” durante a tarde na Biblioteca Municipal e, à noite, estará na Escola de Artes e Ofícios para uma conversa moderada por Bruno Henriques, que culminará com um Recital de Poesia com Vítor de Sousa e Emanuela Nicoli.

Sábado é o dia mais preenchido deste Festival, com Espaço para Literatura Infantil, pelas 11 horas, e Sessão de Contos, pelas 12 horas, ambos na Biblioteca Municipal.

A partir das 16 horas, o Centro Cívico de Cortegaça acolhe uma mesa com António Carlos Cortez e Ângela Almeida e moderada por Isabel Nery; e o lançamento do livro “Poesia Reunida”, de Luís Miguel Sarmento.

“A Casa dos Ventos”, pelo Teatro de Marionetas de Mandrágora, inserido no M.I.A, estará em Esmoriz, no Auditório da Junta de Freguesia, pelas 16 horas.

À noite, a Escola de Artes e Ofícios receberá, a partir das 21 horas, a apresentação do livro “Poética Não Oficial, Poesia Contemporânea Chinesa” e uma conversa com Cláudia Andrade e Sara F. Costa, moderada por Cristina Marques, encerrando com “Contar Histórias”, por Elsa Serra.

No último dia do Festival, 13 de setembro, a manhã é novamente dedicada aos mais novos, com Espaço para Literatura Infantil, pelas 11 horas, e Sessão de Contos, pelas 12 horas, ambos na Biblioteca Municipal.

Da parte da tarde, no Centro de Arte de Ovar, será efetuada uma mesa em homenagem a Amália, com Miguel Carvalho e o cineasta Lauro António, moderada por Marcelo Teixeira.

Seguir-se-á uma oficina de ilustração com Dina Sachse.

“Como se desenha uma casa” com Pedro Lamares e Rui David, a partir do livro de poemas de Manuel António Pina, encerram a 6ª edição do Festival Literário.

Salvador Malheiro, presidente da Câmara Municipal de Ovar, considera que se trata “de um programa de excelência, com grandes autores, escritores e críticos literários portugueses, que comprova que as grandes iniciativas literárias não ocorrem só nos grandes eventos das metrópoles nacionais”.