Festival Dunas de São Jacinto começa com ações de educação ambiental e música.

2021-08-19 17:30

Categoria: 

Concelho: 

Começa esta sexta-feira, dia 20 de agosto, e prolonga-se até domingo, dia 22, a 5.ª edição do Festival Dunas de São Jacinto, um evento promovido pela Câmara Municipal de Aveiro, com animação da praia de São Jacinto.

O festival de verão que puxa os valores ambientais para primeiro plano promete três dias de atividade.

Na Praia de São Jacinto é possível assistir à peça de teatro “Nem tudo o que vem à rede é peixe” e haverá visitas guiadas à Reserva Natural.

Neste primeiro dia o destaque vai para o primeiro de dois espetáculos “Dunas Summer Bay – Multimedia Daft Punk Tribute”, com a realização de um espetáculo multimédia de tributo aos Daft Punk, com participação de “flyboards”, cinco “tron dance” e um “laser show”, sincronizados com um espetáculo piromusical, na Avenida Marginal de São Jacinto.

Antes, pelas 21h30, Kevin O’Chris terá a honra de inaugurar o Palco Dunas no Complexo Desportivo de São Jacinto, e dar música à noite de verão de São Jacinto, no primeiro dia de concertos, num espetáculo que já tem a lotação esgotada.

Há, aliás, algumas atividades já com inscrições esgotadas.

O primeiro dia do Festival ficará ainda marcado pela inauguração da exposição “São Jacinto: Território de Ria”.

Os festivaleiros vão poder conhecer a história desta localidade do Município de Aveiro, a sua relação histórica com a Ria de Aveiro, os documentos onde se apontava a construção da base de aviação naval (atual Regimento de Infantaria n.º10), os documentos de criação da Junta de Freguesia de São Jacinto, entre muitos outros fatores e curiosidades históricas.

A exposição de painéis apresenta-se ao longo da Avenida Marginal de São Jacinto.

O programa do Festival contempla também no dia 20 de agosto, uma “cãominhada”, pelas 18h00, organizada pela CMA no âmbito do Programa Animais de Companhia.

O programa para esta sexta-feira contempla também atividades de carácter desportivo, ambiental e musical, este ano com destaque para visita guiada à Reserva Natural das Dunas de São Jacinto, pelo Trilho Descoberta da Natureza, uma organização do ICNF que se realiza apenas no primeiro dia do evento.

As aulas de Body Combat organizadas pela Associação Cultural e Desportiva de São Jacinto e de Stand Up Paddle (SUP) organizadas pela Estação Náutica de Aveiro/ Centro de Alto Rendimento de Surf (CAR Surf) e o apoio da Coletividade Popular de Cacia, o “Eco-Táxi” ou animações performativas na Avenida Marginal, são algumas das principais propostas para os três dias de festival.

O “Sunset Ondulado” no novo Palco Ondas, junto à praia, todos os finais de tarde é outra das propostas para a edição 2021 do “Dunas”.

Há transportes garantidos com “Ferryboat” dedicado e travessias a metade do preço.

A CMA em estreita parceria com a AveiroBus disponibiliza nos dias do evento 20, 21 e 22 de agosto, um circuito especial de travessias com a redução do preço dos bilhetes em 50 por cento, para os festivaleiros que se deslocarem a pé, de bicicleta ou de autocarro (linha 13), facilitando desta forma as acessibilidades a São Jacinto, e a participação da população na 5.ª edição do “Festival Dunas”.