Festival Dunas de São Jacinto abre com desporto e música.

2022-08-26 15:59

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O Festival Dunas de São Jacinto inicia esta sexta mais uma edição com animação na praia do concelho de Aveiro.

Investimento de 195 mil euros na sexta edição para um programa de três dias.

Nas cinco edições anteriores as atividades distribuíram-se entre praia, ria, área militar, reserva natural e áreas desportivas e o modelo vai ser mantido.

Mistura de exploração da natureza, de atividades desportivas e náuticas, musica e cultura, com o objetivo de promover vários momentos de animação, partilha e de convívio entre os visitantes, a população e as instituições.

Na lista de espaços estão o Regimento de Infantaria Nº10, a Reserva Natural de São Jacinto, o Centro de Alto Rendimento de Surf / CAR Surf, o Centro Nacional de Formação Ambiental, a Associação Cultural e Desportiva de São Jacinto e, obviamente, a Praia de São Jacinto.

Ribau Esteves realça o aproveitamento dos símbolos da freguesia numa operação que confere visibilidade ao local (com áudio)

Durante três dias haverá um total de 15 espetáculos, desde musicais, artes performativas e animação de rua e de praia, envolvendo toda a comunidade.

Ao nível da Música um especial destaque para os espetáculos, esta sexta-feira, dia 26 de agosto, com Noble e No Maka, no sábado, dia 27 de agosto, dos Expensive Soul e no domingo, dia 28 de agosto, dos Santamaria que atuarão no Palco Marginal.

Os concertos de Noble e dos Expensive Soul estão marcados para as 22h00, enquanto que os Santamaria atuarão no encerramento do Festival, quando forem 18h00 do dia 28 de agosto, domingo.

Neste primeiro dia o destaque vai para o primeiro de dois espetáculos “Dunas Summer Bay”, às 23h15, na baía de São Jacinto e onde a música e a pirotecnia se fundirão, num espetáculo de cor e luz.

Antes, pelas 22h00, Noble terá a honra de inaugurar o Palco Dunas, no primeiro dia de concertos, sendo que o este dia termina com o Dj No Maka a dar música à noite de verão de São Jacinto, a ter início às 23h45.

O dia um do Festival ficará ainda marcado pela animação de rua a partir das 18h30, protagonizada pelo grupo musical Freddy Strings.À mesma hora, no Palco Ondas, em plena Praia de São Jacinto, é o Dj Ricardo Beja que vai abrir os “Sunsets Ondulados” do Festival.

Durante duas horas, o artista vai proporcionar um por do sol único.

No aquecimento para o fim de tarde de música, o Ginásio Knock Out vai subir ao Palco Ondas para uma aula de body balance.

O Prio Air Show vai continuar a ser um dos grandes destaques do Festival Dunas de São Jacinto.

Acrobacias com início marcado para as 15h00, de sábado, 27 de agosto, numa parceria entre a Câmara Municipal de Aveiro e a empresa PRIO.

São Jacinto será palco da adrenalina dos voos acrobáticos de mais de uma dezena de aeronaves, num evento que junta diversas companhias aéreas portuguesas e estrangeiras, na baía de São Jacinto.

Pelo segundo ano consecutivo, São Jacinto vai acolher o maior encontro de aeronaves ultraleves realizado em Portugal.

O FLY-IN DUNAS vai acolher mais de 70 aeronaves que vão aterrar e estar visitáveis das 14h00 às 17h00 de domingo na pista de aterragem do Regimento de Infantaria n-º10, no último dia do Festival Dunas de São Jacinto 2022.

Com a organização da Associação Portuguesa de Aviação Ultraleve e da AeroDreams, este encontro é também um contributo para a aposta que a autarquia pretende fazer no regresso da aviação civil ao aeródromo de Aveiro.

Um dos pilares do Festival Dunas de São Jacinto continuará a ser o Desporto, com uma atenção muito especial para os eventos realizados na praia, como o futebol de praia, o andebol de praia, o voleibol e o frisbee.

Ao nível das atividades náuticas, com organização da Estação Náutica de Aveiro e em parceria com vários Clubes e Associações do Município, será possível praticar surf, stand up paddle e canoagem.

Passeios de bicicleta, provas de orientação e muitas mais atividades estarão disponíveis para todo o tipo de praticantes.

A Natureza é outro dos pilares do Festival Dunas de São Jacinto com atividades de sensibilização e promoção ambiental, realizadas na praia e em todo o território, com um destaque especial para o Warm Up Sessions dedicadas à E-Bike Xperience e à participação dos Patrulheiros da Costa.

As travessias fluviais contam com a redução do preço dos bilhetes em 50%, para os festivaleiros que se deslocarem a pé, de bicicleta ou de autocarro (linha 13).

Durante os três dias, o transporte fluvial assegurará a travessia do Forte da Barra para São Jacinto, com horários especiais durante todo o dia destacando-se os horários alargados de regresso ao Forte da Barra às 23h45 e às 00h30.