Festival do Bacalhau investe em formação, condições de segurança e lança concurso “Prato Inovação”.

2015-08-04 09:52

Categoria: 

Concelho: 

O Festival do Bacalhau que tem a edição de 2015 agendada para o período entre 12 e 16 de Agosto assume-se como festa da família com mais de 100 atividades dirigidas a diferentes públicos. O objetivo é propiciar um ambiente de animação desde o início da manhã até à noite durante os cinco dias do Festival. Fomentar o gosto pelos pratos de bacalhau é a aposta de um ciclo de showcookings dirigidos aos mais novos. Esta ação experimental visa desenvolver o gosto pelo bacalhau entre as crianças que “podem mais tarde por os conhecimentos em prática, em casa, com as suas famílias”.

A organização assume preocupações com a qualificação do evento com investimento na melhoria das condições de segurança, colocação de um piso novo nas “tasquinhas” e melhoramento dos WC’s.

O Pavilhão Terra e Mar, onde se realizarão showcookings, degustações, apresentações de livros e uma exposição, também será beneficiado, com a criação de uma nova tenda dedicada à mostra de artesanato que em anos anteriores estava integrada no pavilhão, criando melhores condições aos artesãos e visitantes.

Na edição deste ano merece especial atenção a formação de todos os colaboradores das associações, tendo para isso sido realizadas ações de formação, abordando temáticas como a segurança, empratamento, dicas de culinária, instruções de utilização de equipamentos, serviço de mesa, vinho, espumante e outras bebidas, higiene e segurança alimentar, reciclagem, entre outras.

A edição deste ano assinala o lançamento do prémio “Prato Inovação”, com três prémios por cada uma das duas categorias (entrada e prato principal). O concurso visa incentivar a inovação e a criação de novos pratos de bacalhau. Neste concurso, realizado em parceria com a Escola de Formação Profissional em Turismo de Aveiro serão avaliadas questões como equilíbrio/disposição, sabor, textura/cozedura, qualidade, originalidade/criatividade e composição/ingredientes, tendo sempre o bacalhau e derivados como produto base.