Festival de cinema de turismo entregou prémios em Torres Vedras.

2019-10-26 15:31

Categoria: 

Concelho: 

Os vencedores da 12.ª edição do Festival Internacional de Cinema de Turismo foram conhecidos durante a noite de ontem, numa cerimónia de entrega de prémios que teve como palco o Teatro-Cine de Torres Vedras, cidade onde decorreu o festival, de 22 a 25 de outubro.

Na competição internacional, o grande vencedor foi um filme que promove a cultura sul-africana: “Bheki the Mbhaco Maker”, dirigido por Teboho Mahlatsi e produzido por Gavin Joubert, Marc Harrison e Wakhile Sithole.

Na competição nacional, triunfou “Ocean – The Art of Dining” do realizador Eduardo de Sousa (Flavour Productions), onde é apresentado o restaurante algarvio com duas estrelas Michelin – Ocean – de uma forma muito mais íntima do que uma simples mostra gastronómica.

No ART&FACTORY, iniciativa que se estreou em 2018, o grande vencedor foi o filme “Living it Together”, produzido pela equipa do Brasil composta por Marco Calábria, Bruno Nishino, Leandro Miranda e Alcides da Costa Júnior.

Recorde-se que o ART&FACTORY desafia realizadores internacionais a filmarem durante cinco dias na região onde o festival se realiza.

Desta vez, quatro equipas de todo o mundo descobriram os encantos de Torres Vedras.

Pela primeira vez na história do Festival ART&TUR, este ano também se ofereceu ao público a oportunidade de decidir prémios - o People’s Choice Awards.

Para este efeito, foi criado um sistema de votação pública no website do Festival, que permitia ao público votar nos seus filmes favoritos. ~

O filme “Turismo Centro Portugal – Are You Ready?” (https://vimeo.com/323822336), realizado por Pedro Vieira e produzido pela Slideshow, foi escolhido pelo público como o melhor filme de turismo na competição internacional, com um total de 1555 votos.

Na categoria de melhor filme de turismo na competição nacional, o grande vencedor, com 1272 votos, foi “A Vida ao Centro” (https://www.youtube.com/watch?v=BEbaNh3ts-o), realizado por Raquel Oliveira Martins e produzido pela Câmara Municipal da Marinha Grande. Em documentários, o vencedor foi “O Mestre da Farinha” (https://www.youtube.com/watch?v=3ioq3HHrZCQ), realizado por Leandro Miranda e Luiza Fecarotta e produzido por Fartura – Comidas do Brasil que conseguiu juntar 693 votos.

A região Centro de Portugal saiu deste festival com prémios em várias categorias.

O destaque vai, naturalmente, para os dois galardões conquistados pelo filme “Turismo Centro de Portugal – Are You Ready?”, que venceu o primeiro lugar na competição internacional dos People’s Choice Awards e foi também eleito pelo júri como o melhor filme na categoria Destinos Turísticos – Regiões, na competição internacional.

O filme “A Vida ao Centro”, que mostra as praias da Marinha Grande, conquistou o People’s Choice Awards na categoria Melhor Filme Turismo - Competição Nacional e um 2.º lugar na categoria Destinos Turísticos: Cidades/Locais. “Identidade de um Território”, filme do Geopark Estrela, levou também para casa dois prémios: 1.º Lugar em Lugares de Sonho (competição nacional) e 2.º lugar em Nature and Wildlife (competição internacional).

Outros dez filmes do Centro de Portugal foram premiados na competição nacional. A saber: “Região de Leiria – Vem, só faltas tu!”, 1.º Lugar em Destinos Turísticos: Regiões; “Turismo Universidade de Coimbra – “Serenata a Coimbra”, 1.º Lugar em Turismo Cultural; “Pampilhosa da Serra - Centro Comercial da Natureza”, 1.º Lugar em Turismo de Natureza; “A sua Viagem Começa Aqui” (Fátima), 1.º Lugar em Experiências Memoráveis; “Tomar - Seu Próximo Destino”, 1.º Lugar em Sítios Património da Humanidade;  “Museu do Brincar” (Vagos), 2.º Lugar em Turismo Cultural; “Festival de Street Art Viseu 2018”, 2.º Lugar em Eventos e Congressos; “Região de Coimbra | Região Europeia de Gastronomia 2021 | A Million Food Stories”, 2.º Lugar em Gastronomia; “Abutres 2019 Trail World Championships”, 2.º Lugar em Turismo Ativo; e o  filme “Sérgio Cosme - The Guardian Angel of Nazaré” foi considerado o Melhor Documentário.