Festival de Cinema de Avanca vai ensinar a fazer filmes.

2019-07-09 09:56

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Festival de Cinema de Avanca promove oficinas de criação filmica em 2019.

Haverá espaço de workshops onde se desenvolvem novos projetos, onde se filma, onde se trocam e praticam ideias.

Durante 5 dias preparam-se filmes e depois, cineastas vindos de todos os lados filmam e produzem filmes nas ruas, nos campos e com as pessoas de Avanca.

A aposta no aperfeiçoamento técnico com desafio a integrar uma equipa de cinema e produzir um filme para o grande ecrã dos cinemas.

Entre 24 e 28 de julho, no espaço da Escola Egas Moniz, em Avanca, esta iniciativa fomenta o financiamento dos filmes que ali venham a ser desenvolvidos.

Trata-se da estreia do Avanca Film Fund, um fundo de apoio à produção de cinema no Concelho de Estarreja, que é também a primeira ferramenta financeira de apoio ao cinema em Portugal de base regional.

Participam figuras como Peter Brosens (Bélgica), um cineasta multi premiado e autor de filmes como “King of the Belgians” (2016), “Altiplano” (2009) ou “Khadak” (2006); Roman Zhigalov (Rússia), autor do premiado “The Forest”, ele é um dos cineastas mais surpreendentes da nova geração do cinema russo; Luciana Abad (Argentina), uma distribuidora de cinema com uma experiência internacional única e a primeira voz das curtas latinoamericanas e os cineastas portugueses Cláudio Jordão, Diogo Carvalho, Francisco Lança, Luís Diogo, Luís Margalhau, Luís Oliveira Santos, Nelson Martins e Rosário Costa.

Participam ainda Joaquim Pavão (realizador de “SCULP”) e a atriz Isabel Fernandes Pinto que vão desenvolver uma oficina para atores profissionais, amadores e estudantes que pretendam trabalhar e explorar técnicas de improvisação para a cinema.

O AVANCA 2019 – Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia é uma organização do Cine Clube de Avanca e do Município de Estarreja com o apoio do ICA (Ministério da Cultura), IPDJ, Junta de Freguesia de Avanca, Agrupamento de Escolas de Estarreja e Paróquia de Avanca, para além de várias entidades locais.