Festas de Carnaval tomam conta da Região de Aveiro.

2016-02-05 10:52

Categoria: 

Concelho: 

As festas de carnaval invadem municípios de toda a região. Desde os mais “fortes”, com mais investimento, passando pelas escolas, há oferta variada. A Santa Casa da Misericórdia de Ílhavo agendou para este sábado o corso carnavalesco. No caso de alguma intempérie (chuva) o desfile passa para o Pavilhão Capitão Adriano Nordeste. Festa a partir das 15h.

O Carnaval está de regresso a Albergaria-a-Velha. Este ano o corso é noturno e decorre no centro da cidade, nas noites de sábado e segunda, a partir das 21h00. Depois do desfile, a festa do Carnaval de Albergaria 2016 prolonga-se na tenda montada na Alameda 5 de Outubro. O tema do corso noturno é “O Futuro” e envolve 11 grupos locais que têm vindo a trabalhar as suas fantasias ao longo do ano. O desfile começa na Rua Miguel Bombarda, passa em frente à Câmara Municipal e contorna a Alameda 5 de Outubro, circulando em frente ao Cineteatro Alba, para seguir depois em direção ao Tribunal e contornar a Praça Ferreira Tavares. A Alameda vai ter várias bancadas montadas, que incluem lugares para pessoas com mobilidade reduzida.

A entrada no perímetro do desfile carnavalesco custa um euro e dá acesso às festividades que decorrem mais tarde na tenda montada junto ao coreto. Na noite deste sábado a animação está a cargo de DJ Zyon; a 8, é a vez de DJ Julinho. Nesta noite está prevista uma colorida e amistosa “Batalha das Flores”.

O XIII Entrudo à Moda Antiga, erm Cacia, sai à rua este sábado e no domingo. Hoje, às 21 horas, há Lançar das Pulhas e no domingo às 15 horas, decorrerá mais um desfile carnavalesco recorrendo aos usos e costumes dos antepassados. Trata-se de uma organização conjunta do Grupo Folclórico da Casa do Povo de Cacia e da Escola de Etnografia da Casa do Povo de Cacia e tem como objetivo principal, entre outros, o de ajudar a recriar a época carnavalesca de uma forma mais genuína e espontânea.

O Carnaval Infantil da Murtosa sai à rua este sábado. Esse desfile tradicional (25 anos de realizações) tem vindo a adquirir relevância em termos de participação e assistência, que extravasa já a dimensão do Concelho da Murtosa. O corso sairá da antiga Escola Padre António, por volta das 14h, e seguirá pela rotunda dos Bombeiros, Auto-Viação da Murtosa, Santa Casa da Misericórdia, Praça Jaime Afreixo, Avenida 29 de Outubro, Rua Carlos Sousa Ferreira e rotunda da Caixa de Crédito Agrícola, regressando à rotunda dos Bombeiros e terminando no Largo do Mercado. Este ano, o desfile contará com mais de 1800 figurantes, distribuídos por 6 estabelecimentos de ensino público, 5 de ensino privado e 16 grupos organizados de adultos.