Festa da Vista Alegre candidata a património cultural imaterial.

2015-02-04 15:24

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A Vista Alegre quer as festas em honra de Nossa Senhora da Penha de França candidatadas ao registo nacional de Património Imaterial e a Câmara de Ílhavo deu, por unanimidade, parecer positivo à iniciativa.  

“Claramente, interessa ao Município de Ílhavo materializar o enorme potencial turístico associado à Vista Alegre, promovendo atividades geradoras de receitas como sejam gastos de turistas, a reverter para a economia local, que são também garante de manutenção, criação de empregos e ainda estímulo ao empreendedorismo comunitário. Esses gastos, além de consumos culturais e recreativos, passam também pelos transportes, pelos serviços de restauração, bebidas e lúdicos, e ainda pela aquisição de artesanato, lembranças e outros produtos locais. Tem também como objetivo reforçar, através do funcionamento como rede informal, de áreas de negócio associadas à valorização/requalificação arquitetónica através de empresas de animação turística”, justificou o vereador do pelouro da cultura, Paulo Costa, pelo impacto positivo que essa decisão pode assumir na atração turística do lugar.

Pedro Martins, vereador do PS, aprova a iniciativa e diz que outras poderão seguir-se incentivando a autarquia a dar atenção a celebrações como a procissão na ria em honra de Nossa Senhora dps Navegantes. “Percebemos a congratulamo-nos com a iniciativa privada da Vista Alegre que se percebe também no âmbito dos investimentos que faz. O foco está no turismo. Isto obriga a Câmara a estar mais atenta. Outras festas poderão ter cunho especial”.

“Estamos atentos e a prova são os investimentos naquele local mas será que vamos transformar tudo o que mexe em património cultural? Não creio. Aquela é uma festa privada e teria sempre que ser a Fábrica a tomar a iniciativa. É mais-valia”, sublinha Fernando Caçoilo.