Festa da Botadela marcada para este sábado na Marinha da Troncalhada.

2019-07-05 09:03

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Festa da Botadela está marcada para este fim de semana em Dia Aberto no Ecomuseu Marinha da Troncalhada.

A Câmara Municipal de Aveiro organiza, este sábado, entre as 10h00 às 16h30, uma festa dedicada ao sal.

Festa que assinala a colocação da marinha a sal com o arear dos solos, seguida pelo “arriar da moira”, com a ajuda solidária de marnotos, moços e salineiras das marinhas mais próximas.

Do momento faziam ainda parte danças e cantares regionais e o tradicional “jantar da botadela” (almoço), com o costumeiro escoado de bacalhau ou de peixe da ria.

Do programa deste Dia Aberto constam atividades de animação. Entre as 10h00 e as 12h00 terão lugar visitas guiadas à marinha e ao Centro Municipal de Interpretação Ambiental (CMIA), bem como os ateliers para os mais novos, “Mãos na Massa – plasticina de sal”, promovido pelo Museu da Cidade, e “Sais efervescentes” dinamizado pela Universidade de Aveiro. Das 15h00 às 16h00 decorre o atelier de experimentação: “Marnoto por um dia”.

Em simultâneo decorrerá uma mostra de sal e de outros produtos das marinhas de Aveiro, realizada em colaboração com os marnotos e proprietários das marinhas 18 dos Caramonetes, Ilha dos Puxadoiros, Grã-caravela e Noeirinha e Santiago da Fonte.

A animação, com performances, etnografia e o convívio, tem como protagonistas os Marnotos, a Mordomia de São Gonçalinho, o Grupo Etnográfico e Cénico das Barrocas e o Grupo de Cantares Xailes de Aveiro.

O dia termina em grande Festa, com a chegada a Aveiro da Regata de Moliceiros (junto à Estrada-Dique), pelas 16h30.

O acesso à estrada estará cortado ao trânsito entre as 15h00 e as 19h00.