"Ferrovia no porto de Aveiro teve reflexos assumidamente positivos no pulsar económico da Região e do País” - Fátima Alves.

2020-03-28 09:51

Categoria: 

Concelho: 

Fátima Alves acredita que a ligação ferroviária ao Porto de Aveiro que, ontem, assinalou 10 anos, tem potencial para continuar a crescer ao serviço da logística empresarial.

Entende que a obra teve “reflexos assumidamente positivos no pulsar económico da Região e do País”.

Num texto em que recorda o papel de figuras como Ana Paula Vitorino, ao tempo Secretária de Estado dos Transportes, e José Luís Cacho, Presidente do Porto de Aveiro atualmente na liderança de Sines, Fátima Alves diz que esse foi o momento de afirmação nas redes transeuropeias.

“O Porto de Aveiro passou, a partir de então, a oferecer serviços de transporte intermodais de base ferroviária, essenciais para a sua maior integração na Rede Transeuropeia de Transportes, em especial no corredor E-80 (fluxos rodoviários anuais de 50 milhões de toneladas), onde este porto possui uma localização privilegiada”.

“Dez anos volvidos, importa assinalar o saldo bastante positivo da entrada em funcionamento do Ramal Ferroviário do Porto de Aveiro, que se objetiva em cifras que a todos encherão de orgulho: Nestes 3.653 dias, circularam pelo ramal um total de 6.225 comboios, tendo chegado a atingir o valor de quatro composições diárias no período de um ano. Números expressivos também quando atentamos no binómio exportações/total trafegado, com uma cota modal de 30% para a exportação e de 15% para o total do tráfego”.

Em momento difícil para a economia, a administradora deixou palavra e incentivo para um futuiro que terá no porto alavanca da retoma económica.

“Sei que celebramos esta efeméride num período assaz difícil para Portugal e para o mundo. Mas também conheço a determinação dos portugueses em situações como esta, a sua vontade indómita de resistir, de se manter de pé, de não quebrar por mais sólido que seja o negro das nuvens que teimam em esconder-nos o brilho do SOL”.