FCT comprova 'excelência da investigação desenvolvida' na Universidade de Aveiro.

2021-03-04 16:18

Categoria: 

Concelho: 

O resultado do processo de avaliação efetuada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) em 2017/2018, e publicado em dezembro último, "já tinha evidenciado a qualidade da Investigação Científica" da Universidade de Aveiro (UA). No entanto, a reclamação sobre a avaliação da Unidade de Investigação RISCO, cujo resultado foi publicado ontem, 3 de março, realça a UA como "uma Universidade de Investigação de Excelência". Todos os 20 centros de investigação científica desta academia estão classificados com Muito Bom e Excelente.

“Esta avaliação premeia a UA e coloca-a no topo da investigação de ponta realizada em Portugal. Realça de forma muito vincada os investigadores UA pela excelência da investigação que se tem vindo a desenvolver, como resultado do esforço, dedicação, mérito e estratégia de toda a nossa comunidade científica. No entanto, a fasquia fica muito mais elevada, compromete e responsabiliza a Academia UA para continuar a trabalhar e atingir no futuro resultados e classificações ainda melhores”, considera Artur Silva, Vice-reitor da UA para a área da investigação.

Ciências Sociais, Saúde, Materiais, Nanotecnologia, Química, Alterações Climáticas, Engenharia Mecânica, Engenharia Civil, Psicologia, Matemática, Design, Música e Engenharia Eletrónica são apenas algumas das áreas científicas em que as unidades de investigação da UA desenvolvem a sua atividade e às quais a FCT atribuiu notas máximas.

Na sequência da avaliação realizada pelos respetivos painéis internacionais obtiveram a classificação Excelente, os centros de investigação CESAM, CICECO, CIPES, I3N, LAQV-REQUIMTE, WJCR e INET-md. Com Muito Bom foram avaliados os centros iBiMED, DigiMedia, GeoBioTec, TEMA, CIDMA, CLLC, CIDTFF, ID+, GOVCOPP, IEETA, CINTESIS, IT e RISCO.

De realçar que a classificação de Muito Bom atribuída à Unidade de Investigação RISCO, como resultado de reclamação, "vem repor a verdade sobre a investigação que se faz na área da Engenharia Civil, assim como o financiamento que lhe era devido".