Farol da Barra comemora 125 anos.

2018-10-24 14:06

Categoria: 

Concelho: 

“Farol da Barra: 125 anos a colorir o mar” foi o lema escolhido para a exposição que assinala o 125.º aniversário do Farol e que complementou um conjunto de iniciativas que integraram as comemorações, como a tertúlia “Farol da Barra de Aveiro, 125 anos”, as visitas guiadas às Escolas e IPSS, uma caminhada na Praia da Barra.

O Farol da Barra, com os seus 62 metros de altura (66 metros acima do nível do mar), é um dos ícones de referência do Município de Ílhavo, visitado anualmente por milhares de turistas ao longo destes 125 anos. Após a conclusão da sua construção, cumpriu a sua principal função de vigia, impedindo que muitas embarcações naufragassem nos bancos de areia, frequentemente atraídas para terra, devido à ilusão de afastamento provocada por uma costa muito plana e com as primeiras elevações a grande distância do mar.

A cerimónia oficial de encerramento das comemorações decorreu na passada segunda-feira, dia 22 de outubro, contou com a presença do Diretor-geral da Autoridade Marítima, Vice-Almirante Luís Carlos Pereira, e do Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, Fernando Caçoilo.

Para o Presidente da Autarquia, "face à evolução da tecnologia e das práticas marítimas, o Farol da Barra deverá assumir, no futuro, novas versatilidades que não menorizem a sua simbologia e o seu importante papel como referência para o município e para o país. Estes 125 anos comportam uma história que temos todos, comunidade, Autarquia e Autoridade Marítima, a obrigação de valorizar".