Faleceu Violas antigo guarda-redes do Beira-Mar.

2018-10-22 11:01

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Faleceu, este domingo, e vai sepultar esta segunda, na Gafanha da Nazaré, João Martins (Violas) antigo guarda-redes de futebol.

Violas faleceu aos 83 anos depois de uma vida dedicada às funções de electricista e atleta de vários clubes da região com destaque para o Beira-Mar tendo subido à I divisão em 1960/1961.

Trata-se de um guarda-redes carismático nascido no Monte, Murtosa, em1935, residindo desde muito cedo na Gafanha da Nazaré.

Fica associado a uma das décadas de sucesso do clube de Aveiro nos anos 50 e 60 com subidas à II (58/59) e I divisão nacional (60/61). Foi campeão da II divisão em 58/59.

Iniciou a carreira no Beira-Mar, com 16 anos, e representou clubes como Águeda, Valonguense, Gafanha e Ala Arriba. Chegou a ser distinguido como melhor Guarda-redes da II Divisão, com apenas 8 golos sofridos.

O Sport Clube Beira-Mar manifesta “profunda tristeza” com o falecimento do seu antigo guarda-redes. “A passagem de Violas pela história do nosso clube nas décadas de 60, marcou muitos nossos adeptos” refere a nota de pesar do clube.

Era membro da Confraria Gastronómica do Bacalhau e figura reconhecida na região. O funeral está marcado para as 16h na Mortuária da Gafanha da Nazaré.

Fernando Vinagre, antigo secretário-geral da Associação de Futebol e  antigo jornalista, refere Violas como figura marcante num tempo em que o jogador de futebol era amador mas com atitude profissional (com áudio)