Faleceu antigo diretor do jornal O Ilhavense José Sacramento.

2019-09-12 08:01

Categoria: 

Concelho: 

Faleceu José Sacramento. O histórico diretor do Ilhavense que já estava afastado de funções há algum tempo por questões de saúde faleceu esta quarta-feira vitima de doença prolongada.

Fez carreira profissional na Casal e nos seguros e manteve a ligação ao jornalismo como diretor num título que defendeu pelo legado familiar e pela história que encerrava.

Assumiu funções em 1997 assumindo o lugar de Neves Vieira. Em declarações recentes assumia ao “seu” jornal que existiam laços forte para assumir o desafio.

“Senti uma enorme responsabilidade. Mas tinha de cumprir a promessa feita ao meu pai no leito de morte: eu tinha que olhar pelo jornal porque ele tratava-o como um filho e, sendo eu filho único, era o meu irmão”.

Esteve 21 anos à frente da publicação sob o lema “Por Ílhavo”.

O jornal que tem, em si, guardada uma parte da história de Ílhavo foi, durante a liderança de José Sacramento, um jornal que refletiu o futuro do Município.

Senos da Fonseca, um dos membros da nova estrutura acionista do jornal, assume que uma das razões para a entrada no jornal estava nas dificuldades sentidas por José Sacramento.

“Foi um Diretor a que O Ilhavense (e logo por isso Ílhavo) muito devem. Mantendo uma linha de rumo clara, de que, mesmo perante algumas incompreensões não tergiversou, mantendo a sua linha de rumo. Num tempo difícil para manter vivas as relíquias da comunicação social local, José Sacramento, sozinho, soube manter a chama. E até avivá-la”.

O funeral está previsto para amanhã (quinta feira, 12/09/2019) às 17:30h, a sair da casa mortuária de Ílhavo (junto à igreja).

 

Foto: O Ilhavense