Fábrica da Ciência inicia Semana Europeia da Robótica.

2016-11-19 07:47

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro e o Instituto de Engenharia Eletrónica e Telemática de Aveiro juntam-se à celebração da Semana Europeia da Robótica, com o objetivo de promover e divulgar atividades e investigação em robótica. O programa do evento inclui várias atividades que permitirão aos participantes conhecer alguns robôs, vê-los em ação e até mesmo programá-los. 

Atividades a partir deste sábado e até 27 de Novembro. Haverá futebol robótico entre 21 e 25 de novembro. Uma oportunidade para conhecer a equipa de futebol robótico CAMBADA, do IEETA, UA. Serão apresentados os robôs e seus princípios de funcionamento, visualizados vídeos de resumo de jogos oficiais e demonstrados os robôs ao vivo, num conjunto de jogadas e estratégias utilizadas pela equipa.

A atividade Humanóides e papagaios dá a conhecer alguma da ciência por trás do funcionamento de um drone, e ainda desmistificar o que está por trás de um robô humanóide, quais as suas capacidades e limitações.

 A semana oferece workshops em que os participantes terão a oportunidade de programarem o seu próprio robô para cumprir um pequeno desafio. Esta atividade visa introduzir os seus participantes ao mundo da programação aplicada à robótica, bem como para alertar para detalhes de funcionamento de algum tipo de tecnologias aplicadas no nosso dia-a-dia.