Fábrica da Ciência apostada na divulgação de ciência a nível nacional.

2019-02-08 16:04

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Aposta no futuro com envolvimento de Escolas e Autarquias na promoção da literacia científica.

As Jornadas que reúnem 'Clubes Ciência Viva na Escola', denominadas 'Construir Espaços de Colaboração', acentuaram o papel das Escolas na divulgação científica.

Promovidos pela Direção Geral da Educação e pela 'Ciência Viva', os 'Clubes Ciência Viva na Escola' são novos espaços de ciência para promover o acesso de todos os alunos a práticas científicas inovadoras.

Cerca de uma centena de participantes, entre os quais diretores de Agrupamentos de Escola, professores coordenadores dos Clubes Ciência Viva, autarcas, representantes da Universidade de Aveiro e de outras Universidades, juntam-se para analisar a atividade dos Clubes e o alargamento da rede nacional.

A Presidente da Ciência Viva, Rosalia Vargas, admite que esse esforço conjunto "tem vindo a ser feito" e agora com apoio financeiro alocado ao projeto. (com áudio)

O Diretor-Geral da Direção Geral da Educação, José Vítor Pedroso, diz que o idela é "criar uma mini fábrica" em cada Escola. (com áudio)

Nesta fase inicial, 237 Escolas aderiram à rede de Clubes Ciência Viva na Escola, abrangendo metade dos Concelhos do país, com 826 professores envolvidos nas equipas de coordenação.

Ribau Esteves, autarca de Aveiro que lidera a CIRA, assume a aposta na cultura científica "com investimento garantido". (com áudio)

O Reitor da Universidade de Aveiro, Paulo Jorge Ferreira, defende que alcançar os jovens e as crianças é "garantir maior sustentabilidade no ensino superior e ao futuro do país". (com áudio)