Exposições 'Inserções' para ver pelo Campus da UA no regresso dos estudantes à Universidade.

2021-04-19 16:17

Categoria: 

Concelho: 

Reúne trabalhos em pintura, desenho, escultura, fotografia e vídeo, da autoria de um conjunto de artistas portugueses, e assinala o regresso dos estudantes à academia, esta segunda-feira, 19 de abril. A mostra “Inserções - obras da coleção Norlinda e José Lima na Universidade de Aveiro” integra um segmento do Muro de Berlim retirado de Potsdamer Platz e estará espalhada por vários espaços do campus de Santiago até 15 de julho.

Com vista a assinalar o momento em que, pós confinamento, os estudantes regressam à academia, a Universidade de Aveiro organiza uma mostra de arte em vários espaços do campus de Santiago. Neste sentido, estabeleceu uma parceria com a Coleção Norlinda e José Lima, bem como com o Centro de Arte Oliva (que alberga a coleção), e uma primeira obra foi escolhida: um segmento do Muro de Berlim, retirado de Potsdamer Platz, uma das praças mais importantes da capital alemã.

“Foi a partir deste contexto que foi concebida a mostra Inserções, que reúne trabalhos em pintura, desenho, escultura, fotografia e vídeo de um conjunto diversificado de artistas portugueses cujos percursos artísticos foram iniciados depois da “queda” do Muro de Berlim, em 1989.”, refere o Curador Sérgio Mah.

Distribuídas por três edifícios, e procurando relacionar-se com as suas caraterísticas arquitetónicas e funcionais, “as obras são de algum modo representativas de um mundo em mudança, de um tempo em que se vêm intensificando as conexões entre a arte, a memória histórica e a proliferação de diferentes realidades quotidianas e imaginários sociais.”, explica ainda o Curador.

Daniel Malhão, Filipa Cesar, Isabel Ribeiro, João Maria Gusmão e Pedro Paiva, João Pedro Vale e Nuno Alexandre Ferreira, Miguel Palma, Musa Paradisíaca, Rui Toscano e Tiago Baptista, são os autores das peças que estarão em exposição até 15 de julho, no átrio do Edifício Central e da Reitoria (entre as 09h00 e as 20h00), no átrio do Complexo Pedagógico, Científico e Tecnológico (entre as 09h00 e as 20h00) e no Auditório Mestre Hélder Castanheira (esta última de 26 de abril até 9 de junho, entre as 09h00 e as 17h30).

Ao campus chegará, até ao final de abril, o segmento do Muro de Berlim de duas toneladas e meia e três metros de altura.

Um percurso guiado pela mostra, pelo Curador Sérgio Mah, colecionador José Lima e Reitor Paulo Jorge Ferreira, será organizado e partilhado online para possibilitar o envolvimento da comunidade no contexto expositivo. No âmbito desta exposição realizar-se-ão ainda conversas temáticas com o curador e convidados, que serão oportunamente divulgadas.