Exposição sobre universo feminino de Aveiro

2023-05-09 07:46

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Aveiro assinala o feriado municipal esta semana e o programa inclui três exposições, concertos evocativos a Santa Joana e a Assembleia Municipal Jovem.

A inauguração da Exposição “I Love Aveiro” está marcada para dia 11 de maio, quinta-feira, pelas 18h30, no Museu de Aveiro / Santa Joana.

Trata-se de uma exposição sobre Aveiro, destacando quatro grandes linhas dedicadas à Identidade, Sustentabilidade, Tecnologia e Cultura.

“I Love Aveiro” integra, ainda, uma “sala de estar”, onde os visitantes podem repousar e conhecer mais e melhor Aveiro, através da consulta de publicações diversas ou do visionamento de vídeos sobre o território.

Destaque para os “Momentos I Love Aveiro”, uma programação integrada na dinâmica de mediação da Exposição, que contemplará diversas atividades culturais protagonizadas por artistas locais, nomeadamente, o concerto apresentado por “QIU S”, um grupo de música contemporânea e improvisação composto por Gabriel Neves (saxofones) e Telmo Sousa (guitarra/baixo), no dia 27 de maio; o dia 3 de junho será a vez do “Que Música Ouvimos?” promovido pela Arte no Tempo.

A 17 de junho será a vez de um Concerto de Música Renascentista Barroca com harpa e voz de João Carlos Soares; a 24 será apresentado o concerto a solo “ZUHK” por Henrique Vilão, realizador, performer, vídeo artista e músico experimental.

Para o encerramento da exposição, a 2 de julho, a proposta recai sobre “As Palavras”, concerto de voz, guitarra e loop station onde Rui Oliveira interpreta autores consagrados da língua portuguesa.

Nos dias 15 e 16 de maio, no mesmo espaço, poderá ainda ver, ao vivo, a artista Zooter a trabalhar num mural dedicado a Santa Joana, que integra a Exposição.

I Love Aveiro pode ser visitada até ao dia 2 de julho, de terça-feira a domingo, com entrada gratuita e visitas guiadas mediante marcação para museusdeaveiro@cm-aveiro.pt.

Outra das propostas é a exposição “Aveiro no Feminino – Lugares no Feminino – Toponímia” que tem abertura esta terça, dia 9, às 19h, no Museu da Cidade.

Esta mostra é a primeira de uma trilogia de exposições que pretende contribuir para uma maior visibilidade do universo feminino em Aveiro e do seu papel estruturante na construção da cidade e da comunidade.

A mostra aborda a temática da toponímia feminina relacionando-a com a ocupação do território, com as vivências sociais do quotidiano citadino e com as figuras que, ao longo do tempo, se destacaram na sociedade aveirense.

A exposição é visitável até ao próximo dia 24 de setembro.

Para amanhã está prevista a abertura da exposição “Animais e Arte Nova. Um Animalário nas Ruas de Aveiro”.

Mostra no Museu Arte Nova que dá seguimento à exposição que esteve patente, no ano passado, “Natureza e Arte Nova. Um Herbário nas Ruas de Aveiro”, dedicada à identificação das espécies botânicas representadas em alguns edifícios aveirenses.

A exposição conta, mais uma vez, com a parceria do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, e irá apresentar os diversos animais presentes nos edifícios Arte Nova em Aveiro.

Os animais são frequentemente utilizados como motivo decorativo na corrente Arte Nova, destacando-se as aves e os insetos. São estes os elementos que poderão ser apreciados nesta exposição.

“Animais e Arte Nova. Um Animalário nas Ruas de Aveiro” ficará patente até ao 24 de setembro.