Évora será a Capital Europeia da Cultura em 2027. Aveiro, Braga e Ponta Delgada serão Capital Portuguesa da Cultura a partir de 2024.

2022-12-07 16:28

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Évora será a cidade portuguesa Capital Europeia da Cultura em 2027. A decisão foi conhecida no decorrer de uma conferência de imprensa realizada no Centro Cultural de Belém (CCB).

A cerimónia contou com a presença do Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, da Representante da Comissão Europeia em Portugal, Sofia Moreira de Sousa, e da Presidente do Júri que fez o anuncio da decisão. (com áudio)

Este anúncio representa o culminar de um processo iniciado em 2019, que deu origem à apresentação de candidaturas de 12 cidades.

Na sequência da pré-seleção concluída em Março deste ano, a lista inicial foi reduzida a quatro candidaturas, de entre as quais saiu a cidade vencedora. Para além de Évora, as outras cidades que chegaram a esta fase eram Aveiro, Braga e Ponta Delgada.

A tomada desta decisão esteve a cargo de um painel de jurados composto por 11 especialistas, designados por instituições europeias e pelo Ministério da Cultura português: Else Christensen-Redzepovic e Jorge Cerveira Pinto (Parlamento Europeu), Marilyn Gaughan Reddan, Goda Giedraityte e Rossella Tarantino (Conselho Europeu), Jelle Burggraaff, Beatriz Garcia e Hrvoje Laurenta (Comissão Europeia), Anne Karjalainen (Comité das Regiões), João Seixas e Suzana Faro (Ministério da Cultura português).

Pedro Adão e Silva anunciou, entretanto, a criação da “figura” Capital Portuguesa da Cultura, já a partir de 2024. Título atribuido às outras três cidades 'derrotadas' neste processo. (com áudio)

A cidade hoje escolhida vai ser Capital juntamente com a já selecionada Liepaja, na Letónia, e terá uma dotação financeira de 29 milhões de euros oriundos de fundos nacionais e europeus.

Em 2027, Portugal terá uma Capital Europeia da Cultura pela quarta vez, após Lisboa, em 1994, Porto, em 2001, e Guimarães, em 2012.

Apesar de não ter sido a cidade escolhida, o Presidente da Câmara de Aveiro, Ribau Esteves, disse hoje que vai continuar a trabalhar e investir na Cultura, após ser conhecida a escolha de Évora para Capital Europeia da Cultura.

"Em 2027, a nossa Cidade não vai ser Capital Europeia da Cultura, sendo que vamos continuar a trabalhar e a investir na Cultura, como temos vindo a fazer nos últimos sete anos, implementando a sua Estratégia para a Cultura, definida no seu Plano Municipal, aumentando a qualidade do processo de desenvolvimento integral em curso no Município de Aveiro", comentou.

Ribau Esteves deixou também "uma nota especial de parabéns a Évora, na certeza de que vai honrar a Cultura de Todas essas 12 Cidades, a Cultura de Portugal, a Cultura da Europa".

 

 

 

(Terra Nova e Lusa)