Estarreja: 'Samba Com Vida' regressa em Maio.

2023-03-23 11:01

Categoria: 

Concelho: 

Estarreja prepara mais uma edição do Samba Com Vida e anuncia grandes nomes do Carnaval Brasileiro para ajudar a formar os participantes nos desfiles em Portugal.

O evento organizado pela Escola de Samba Trepa Coqueiro tem como principais objetivos a componente pedagógica e formativa dos sambistas portugueses, apostando principalmente na qualificação e reforço de competências.

Apresenta-se ainda sob a forma de espetáculos.

Em 2022 foram cerca de 7000 pessoas em Estarreja a participar ou assistir ao evento.

A edição deste ano realizar-se-á em Estarreja entre 4 e 7 de Maio de 2023.

Samba Com Vida organizou o maior desfile de Escolas de Samba em Bloco da Europa, com a presença de mais de 20 Escolas de Samba e 500 Sambistas.

O Bloco 20 de Ouro repete-se nesta edição e será mais uma vez guiado pelo Mestre Odilon, uma referência da percussão brasileira.

Também no ano passado foi lançado o Samba Com Vida Kids, dedicado à nova geração do Samba que poderá dar os primeiros passos em workshops de Passista, Bateria, Mestre-Sala e Porta Bandeira e dar asas à sua criatividade na Fábrica da Fantasia.

O evento vai já na sua 4ª edição e tem sempre contado com nomes sonantes do Carnaval do Rio de Janeiro e até de São Paulo.

Tendo em consideração a proximidade de algumas cidades do país aos ritmos e tradições carnavalescas e a crescente comunidade Brasileira em Portugal, este evento mostra-se já bem marcado na agenda cultural do centro do país.

Participam nas oficinas figuras como Cláudia Mota (Coreógrafa de Comissão de Frente e Casal Porta-Bandeira & Mestre-Sala da Estação Primeira de Mangueira); Cintya Santos (Porta-Bandeira da Estação Primeira de Mangueira); Matheus Olivério (Mestre-Sala da Estação Primeira de Mangueira); Thai Rodrigues (Rainha do Carnaval do Rio 2022 e Bailarina da Comissão de Frente da Portela 2023); Mestres Gustavo & Guilherme (Mestres de Bateria da Acadêmicos do Salgueiro) e Igor Sorriso (Intérprete da Mocidade Alegre de São Paulo).

Este Festival de Samba estará repleto de concertos no Palco Secundário nos vários dias do evento, e o Palco Principal receberá, pela primeira vez na Europa, Atitude 67, uma banda musical de Pagode formada em 2016 na cidade de Campo Grande, que ficou muito conhecida nos últimos anos.

O Samba Com Vida decorre de 4 a 7 de Maio no Parque Municipal do Antuã - Estarreja (Aveiro).

Os bilhetes para os workshops e palestras têm preços variados e podem ser adquiridos no website do evento.