Estarreja: PS vota a favor da estratégia local de habitação.

2022-03-22 12:34

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Partido Socialista de Estarreja votou ao lado da maioria PSD/PP na aprovação da Estratégia Local de Habitação.

Marisa Macedo, Rui Silva e Miguel Seara falam em “satisfação” pelo voto favorável e dizem que a decisão da Câmara “só peca por tardia”.

Entre os lamentos, o PS diz que a habitação nem sempre “matéria tida como prioritária pelo poder político nos últimos muitos anos”.

“Em 2005, o governo do PSD liderado pelo então 1º ministro Durão Barroso, doou o património habitacional do Estado à única entidade que se mostrou disponível para o aceitar: a ASE – Associação de Solidariedade Estarrejense. Nem o Governo de então estava interessado em manter a habitação social, nem a autarquia estava preocupada em garanti-la por considerar que se tratava de um elefante branco, como atestam os jornais da época. O que é certo é que 17 anos depois da doação, a ASE, apesar das enormes dificuldades, tem conseguido garantir a habitação social a várias dezenas de famílias do concelho”.

Os elogios e os méritos são creditados dos socialistas de Estarreja ao XXI Governo Constitucional, liderado pelo 1º Ministro António Costa e tendo como ministro do sector, o aveirense Pedro Nuno Santos.

“O Governo do Partido Socialista abriu, assim, a possibilidade dos municípios, particulares e as entidades do 3º setor se candidatarem aos fundos previstos para o efeito através do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR). Mas para que tal possa acontecer é imprescindível a elaboração e a apresentação da Estratégia Local de Habitação”.

Apesar de encontrar algumas falhas no documento, o PS diz que importante agora é avançar.

“Poderíamos elencar várias falhas que, na nossa opinião, o documento enferma, mas não o fazemos conscientemente para não atrasar mais este processo. Está feito e é muito importante que seja aprovado, para ser utilizado a favor da população, enquanto há vontade governamental e fundos públicos para a sua concretização”.