Estarreja: Espetáculo "Paião" na abertura da programação cultural em rede.

2019-05-10 08:55

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A programação Cultural em Rede da Região de Aveiro anima Estarreja durante três dias.

O primeiro espetáculo a chegar é "Paião", esta sexta, com a Superbanda de Homenagem a Carlos Paião. Às 21h30, no palco do Cine -Teatro de Estarreja tempo de lembrar o legado de um dos maiores cantores e compositores nacionais.

João Pedro Coimbra (Mesa), Nuno Figueiredo (Virgem Suta, Ultraleve), Jorge Benvinda (Virgem Suta), Marlon (Os Azeitonas) e a cantora Via prometem resgatar as pérolas musicais criadas e eternizadas por Carlos Paião.

No sábado, dia 11, "Esteiros" convida a percorrer as ruas da cidade, a explora a memória e a identidade da cidade através de um jogo de espelhos com a arquitetura e a arte inscrita no espaço público.

Este percurso sonoro é uma performance que inicia em 1903 e se prolonga até aos dias de hoje, criada exclusivamente para Estarreja, e incita o público a descobrir Estarreja a partir de testemunhos dos trabalhadores da Fábrica do Descasque do Arroz e de vários acontecimentos e figuras da terra - entre eles o Nobel da Medicina Egas Moniz, o BioRia e o Carnaval de Estarreja.

Neste itinerário, criado por Ricardo Correia, Rita Grade e Luís Pedro Madeira e produzido por um grupo de agentes locais, os participantes partem num percurso pela cidade movendo-se no seu imaginário e escutando micronarrativas construídas a partir de memórias sobre os espaços reais e reescrevendo novos sentidos para vários lugares de Estarreja.

São cinco sessões, às 15h, 16h, 17h, 18h e às 21h30, de aproximadamente 50 minutos cada, e serão acompanhadas por um monitor, equipamento áudio e planta do percurso. A participação é gratuita mediante inscrição obrigatória.

O espetáculo de dança infantil "Voar!" de Leonor Barata (dia 12), que tem como ponto de partida o habitat natural da ria e as suas excelentes condições climatéricas para voos planados a trabalhar a relação entre o território e a memória, de forma a conjugar pessoas, saberes, tradições e unir artistas e personalidades locais com as pessoas e os contextos locais, proporcionando novas formas de experimentação cultural e turística.