Estarreja: Conversa sobre 'sexting' alerta alunos de escolas locais.

2023-04-17 09:40

Categoria: 

Concelho: 

A Caminhada Azul abriu o Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, no passado dia 2 de abril, com a presença de cerca de 400 participantes, no Parque Municipal do Antuã, e o programa continua hoje com a ação “A Conversar é que a gente se entende” irá abordar a problemática do ‘Sexting’, com o objetivo de alertar e sensibilizar para os perigos da partilha de fotos e vídeos íntimos.

Para tal contará com a colaboração de Inês Marinho, fundadora da associação “Não Partilhes”, que oferece ajuda não especializada, aconselhando e orientando vítimas de exposição não consentida, para além de dar aconselhamento a quem tenha conhecimento de alguém vítima desta problemática.

O termo 'sexting' resulta das palavras ‘sex’ (sexo) e ‘texting’ (envio de SMS) e significa a troca de mensagens eróticas com ou sem fotos via telemóvel, chats ou redes sociais. Este fenómeno é especialmente comum entre adolescentes e jovens adultos.

O maior perigo do sexting é que essas fotos ou mensagens acabem espalhadas pela Net ou nas mãos de pessoas erradas.

Inês está em Estarreja esta segunda para conversar com os jovens nas escolas (8h30 e 10h15 Escola Secundária; 14h15 EBI Pardilhó), mas também com todos os interessados, pais, encarregados de educação, público em geral, numa sessão agendada para as 19h, na Biblioteca Municipal e com entradas livres.

Lembrando que as crianças têm direitos e que a sociedade tem responsabilidade na sua proteção.

Sob o mote “Serei o que me deres... que seja amor”, a CPCJ de Estarreja, em parceria com o Município, continua a assinalar a efeméride com um conjunto de iniciativas.

Esclarecer os jovens e a comunidade sobre ‘sexting’

Neste desafio, os estarrejenses são convidados a associarem-se à campanha do Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, criando um laço azul e mostrando-o à comunidade, seja no exterior das suas casas ou instituições, seja pela partilha de fotografias nas redes sociais.