Estarreja: Confirmada empreitada de reabilitação do cais da Ribeira da Aldeia em Pardilhó.

2021-02-11 09:08

Categoria: 

Concelho: 

Estarreja prepara a reabilitação do Cais da Ribeira da Aldeia com a consignação da obra.

Este projeto de 12 meses e investimento de 797 mil euros vai recuperar aquela área da freguesia de Pardilhó.

O Cais da Ribeira da Aldeia desenvolve-se ao longo das duas margens do Esteiro.

Atualmente a acostagem das embarcações realiza-se em ambas as margens, totalizando aproximadamente 290m. O cais configura-se num canal com 150 metros de extensão e 15 metros de largura limitado por muros de contenção em avançado estado de degradação.

O acesso às embarcações em ambas as margens, é efetuado através de estruturas precárias e rudimentares em madeira.

A intervenção propõe a melhoria de condições para a pesca artesanal deste núcleo piscatório e atividade desportiva de canoagem, potenciando ainda outras atividades desportivas, de recreio e de lazer que este local possibilita.

Pretende-se também estabilizar e consolidar as margens, com a execução de muros na frente cais e motas de proteção na envolvente para prevenção da subida do nível das águas.

Está prevista também a construção de raiz da frente-cais e o tratamento das margens envolventes com enrocamento de proteção, bem como a realização de uma rampa de varadouro na extremidade do cais e um passadiço flutuante com sistema de acostagem das embarcações.

A iluminação essencial proposta será implantada em locais estratégicos para salvaguarda da segurança dos utentes. Prevê-se também a colocação de mobiliário urbano (papeleiras e bancos) e circuito de manutenção para apoio a atividade desportiva.