Espetáculo “A Mão e o Mundo” preparado por jovens de Aveiro na preparação das Jornadas Mundiais da Juventude.

2023-06-07 09:45

Categoria: 

Concelho: 

O Comité Organizador Diocesano de Aveiro das Jornadas Mundiais da Juventude prepara-se para apresentar o espetáculo “A Mão e o Mundo”.

Trata-se de uma produção para envolver os jovens da Diocese de Aveiro.

A menos de dois meses do maior encontro de jovens do mundo, foi lançado aos jovens mais um desafio para a criação de um Projeto Artístico denominado “A Mão e o Mundo”.

O COD Aveiro convidou São Castro, uma coreógrafa nacionalmente conhecida, premiada com o Prémio Autores de melhor coreografia em 2015, para desenvolver uma peça multidisciplinar com jovens da região.

São Castro foi buscar à estante um livro de José Tolentino Mendonça e começou a ler. Foi a partir desse livro e de um poema específico que nasceu o espetáculo “A Mão e o Mundo”.

A artista explica que como coreógrafa gosta de se “ligar às palavras para a construção de uma peça” e de “trazer (as palavras) para o processo criativo e trabalhar o corpo em função do movimento que as palavras suscitam”.

Vai mais longe na crença de “dar uma forma e volume às palavras para que, através de um discurso físico, não verbal, elas existam na expressividade dos corpos”.

Com inspiração no poema “A Mão, o Muro e o Mundo” e com o desejo de “desfazer muros entre todos”, para criar o título do espetáculo juntou A Mão e o Mundo: "a mão como parte do corpo que toca e contacta, como ponto de ligação física frequente entre os seres humanos; o mundo como espaço aberto e fechado simultaneamente, dividido, mas permeável à união, ao encontro, ao cruzamento”.

A coreógrafa defende que “recorre muitas vezes a textos e às palavras nos processos artísticos” dos seus trabalhos.

Especificamente neste projeto, trouxe a poesia como “inspiração”.

“Sendo a matéria da dança o corpo, este na sua comunicação acaba por ser subjetivo e abstrato e desta forma existe um paralelismo com a escrita poética, prevalecendo a estética, a imagem, a composição”, explica.

No final, São Castro gostava que o projeto fosse motivo de “boa memória para todos os jovens (que fizeram parte)”, deixando uma “vontade de voltar a participar em projetos artísticos e se aproximarem mais das artes, quer como intervenientes, quer como público”.

A estreia do espetáculo “A Mão e o Mundo” com jovens da Diocese de Aveiro está marcada para dia 11 de junho pelas 18h no Cineteatro Anadia.