Escuteiros plantam mil pinheiros no local onde acamparam no último verão.

2020-02-26 17:28

Categoria: 

Concelho: 

De 27 de julho a 2 de agosto do ano passado, mais de 2500 escuteiros e dirigentes da região de Aveiro participaram no ACAREG 2019. O 19º acampamento regional de Aveiro teve lugar em Porto de Vide, freguesia de Avelãs-de-Cima, concelho de Anadia, num terreno florestal especialmente cedido para o efeito.

Na altura, para acolher um evento destas dimensões, com todas as infraestruturas e logística necessárias à sua realização em segurança, houve a necessidade de abater algumas árvores. No entanto, desde logo a Junta Regional de Aveiro, organizadora da iniciativa, garantiu a redução desse impacto, comprometendo-se a plantar, para o efeito, 500 árvores.

Dito e feito. No próximo sábado, dia 29 de fevereiro, os escuteiros voltam ao local de acampamento, desta vez, para plantar não 500, mas mil exemplares de pinheiro-bravo. Este “ScoutPine” deverá contar com a participação de mais de duas centenas de escuteiros e dirigentes em representação de todos quantos participaram no ACAREG 2019.

Uma “pequena atividade” que vale, sobretudo, pelo seu “significado enorme”. As palavras são de Álvaro Castanheira, dirigente no agrupamento de escuteiros 221 de Anadia e secretário pedagógico da Junta Regional de Aveiro. O dirigente recorda que “uma das nossas missões como escuteiros e cidadãos do mundo é a promoção e defesa da floresta, local privilegiado de muitas das nossas atividades” e ações ambientais como o ScoutPine ajudam a “sensibilizar os escuteiros para a importância que a floresta e a sua biodiversidade possuem”.

Esta preocupação dos escuteiros pela sustentabilidade ambiental é tão antiga como o próprio Escutismo. Aquela velha máxima que incentiva cada escuteiro a tentar “deixar o mundo um pouco melhor” do que o encontrou, escrita por Baden-Powell, fundador do movimento, no início dos anos de 1940, adquire, nos dias de hoje e com os problemas recentes, uma pertinência redobrada. Mas os escuteiros permanecem “Alerta”.

O ACAREG 2019 foi o primeiro acampamento de escuteiros em Portugal a receber o selo “Ecoevento” da ERSUC, galardão que identifica eventos que se destacam pelo compromisso para com a redução dos resíduos produzidos, a separação de embalagens e a recolha seletiva e respetivo encaminhamento para reciclagem dos resíduos recolhidos.

 

 

Fonte: JRCNE