Escuteiros iniciam atividade na região em acampamento nacional em São Jacinto.

2019-08-10 10:15

Categoria: 

Concelho: 

São Jacinto recebe a atividade escutista Rover 100 que reúne, em Acampamento Nacional, jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 22 anos.

É o encerramento das atividades do centenário dos caminheiros, companheiros e aeronautas.

Ivo Faria, chefe Nacional do Corpo Nacional de Escutas e José António Ferreira, chefe de campo do Acampamento Nacional de Caminheiros Rover100, já preparam as cerimónias oficiais a decorrer no dia 14 de Agosto, às 21h45, no Campo Escutista de São Jacinto e no dia 16 de Agosto às 19h00 no campo desportivo da Associação Desportiva e Cultural São Jacinto.

O acampamento arranca este sábado. De 10 a 14 os escuteiros vão percorrer 25 localidades do distrito em ações de intervenção social, vão pintar muros, mercados, vão arrumar instalações comunitárias, recuperar equipamentos coletivos, como uma fonte, parques infantis, bancos de jardins, vão animar lares de idosos, interagir com instituições de crianças, entre muitas outras oportunidades de trabalho.

Dia 14 celebra-se a missa de receção do Rayde100, às 21h45, uma atividade que saiu de Manteigas a 27 de Janeiro, percorrendo mais de 2.000km a pé, trazendo partilhas de todo o país continental, os Açores e Madeira e ainda das comunidades e agrupamentos da suíça e do Luxemburgo, simbolizadas na entrega da Luz da Paz de Belém, recolhida em Dezembro na gruta da Natividade e simbologia da paz em cada lar.

Dias 15 e 16 os cerca de 1.500 escuteiros acampados vão realizar jogos escutistas no Campo de São Jacinto e na cidade de Aveiro.

Dia 16, encerram as atividades com um arraial, às 19h00, onde haverá lugar a agradecimentos, partilha das experiências recolhidas e muita festa.