Escuteiros da Região celebram dia de São Jorge em Ílhavo no final de Abril.

2018-04-04 12:46

Categoria: 

Concelho: 

Ílhavo vai acolher o S. Jorge 2018, patrono dos escuteiros, com a realização de um programa festivo no dia 29 de abril.

Este ano, a organização do Dia de S. Jorge parte de uma proposta conjunta dos seis Agrupamentos do Município de Ílhavo com a participação do Núcleo de Ílhavo da FNA que, ao longo dos últimos anos, têm desenvolvido relações mais próximas por trabalharem em conjunto na organização do Acampamento Municipal de Escuteiros de Ílhavo.

Num ano que é de festa pela 10ª edição do ACAMUN, os Agrupamentos do Município de Ílhavo preparam-se para receber todos os Escuteiros da Região de Aveiro.

Inspirados pela lenda que fala de São Jorge como “cavaleiro destemido” que derrotou um feroz dragão que aterrorizava uma cidade inteira e se preparava para devorar a filha do rei, os escuteiros são desafiados a assumir as batalhas do dia-a-dia na era moderna.

“Deixem as muralhas do conforto e da segurança, revistam-se da armadura das vossas capacidades e empunhem a espada do caráter; Ataquem com ardor os dragões da tentação, do mal e da dificuldade e façam-no sempre de cabeça levantada e coração puro, confiantes de que praticando a Boa Ação conhecerão a verdadeira grandeza e, à imagem de São Jorge, façam uso da vossa bravura, saúde e habilidade, colocando-se ao serviço dos outros”.

Fernando Caçoilo, autarca de Ílhavo, já deixou saudação aos escuteiros que vão participar na celebração do padroeiro do Escutismo.

“Cada um de vós pode fazer a diferença. Acredito que a criação de sinergias e a aposta na cooperação entre a Câmara Municipal e as diferentes Associações, em particular os Escuteiros, são o rumo certo para envolver e capacitar cada vez mais jovens para os desafios do futuro”.