Escolas participam no Exercício de Sensibilização para Risco Sísmico.

2022-11-09 08:01

Categoria: 

Concelho: 

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) realiza, esta quarta-feira, às 11h09, de norte a sul do país, a 10.ª edição do Exercício Público de Sensibilização para o Risco Sísmico, denominado “A Terra Treme”.

O objetivo é “capacitar” a população para saber como agir em caso de sismo, sensibilizando os cidadãos para o facto de viverem numa sociedade de risco, e desafiando-os a envolver-se no processo de construção de comunidades mais seguras e resilientes.

Conta com a colaboração do Ministério da Educação, através da Direção-Geral da Educação (DGE) e da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEsTE) envolvendo as escolas.

A iniciativa, inserida na Estratégia Nacional para uma Proteção Civil Preventiva, dá a conhecer as medidas e os comportamentos de autoproteção a adotar para a proteção de cada pessoa e, assim, contribuir para o incremento de uma sociedade mais consciente dos riscos e perigos a que está sujeita.

O exercício compreende a realização de 3 gestos simples que podem fazer a diferença a quem os praticar perante a ocorrência de um sismo.

A ação desenrola-se durante 60 segundos, período em que os participantes, a título individual ou coletivo (famílias, escolas, empresas, instituições publicas, privadas ou associativas), são convidados a executar os 3 gestos de autoproteção: Baixar, Proteger e Aguardar.

No Distrito de Aveiro, a ação principal, acompanhada pelo Comando Distrital de Operações de Socorro, terá lugar no Agrupamento de Oliveirinha /EB1 de Nariz, em parceria com o Serviço Municipal de Proteção Civil de Aveiro e envolvendo 32 alunos, professores e pessoal não docente.

Por todo o Distrito, em parceria com as comunidades educativas locais, Associações de Bombeiros, Serviços Municipais de Proteção Civil e os demais agentes de proteção civil, irão igualmente ser promovidas ações de sensibilização sobre a temática do risco sísmico e as medidas de autoproteção para fazer face ao mesmo, assim como a realização do exercício A TERRA TREME, na data e hora convencionadas.

Destacam-se nomeadamente as ações a realizar no município de Albergaria-a-Velha, envolvendo a evacuação dos edifícios da Câmara Municipal, Biblioteca Municipal, Casa da Juventude, Albergue Municipal e Mercado Municipal, com mais de 300 participantes e, na Mealhada, com a realização do exercício na Associação Portuguesa de Pais e Amigos Do Cidadão Deficiente Mental sediada em Casal Comba.