Escolas de Aveiro no top 10 da recolha de resíduos eletrónicos e pilhas.

2017-05-08 13:15

Categoria: 

Concelho: 

As escolas do distrito de Aveiro que participam na 9ª. Edição da Geração Depositrão já recolheram 16 toneladas de resíduos eletrónicos e pilhas, em fim de vida, que serão traduzidas num donativo a entregar à Operação Nariz Vermelho, aliando a responsabilidade ambiental à social.

Até ao momento, as escolas deste distrito são responsáveis por mais de 6% do donativo que será atribuído no final do ano letivo e utilizado nas visitas dos Doutores Palhaços a 14 hospitais pediátricos, distribuídos pelo país.

A nível nacional, as escolas já encaminharam para reciclagem mais de 254 toneladas de resíduos como máquinas de lavar, frigoríficos, televisões, equipamentos de informática, pequenos domésticos, lâmpadas economizadoras ou pilhas/baterias portáteis, entre outros exemplos.

O top da tabela é liderado pelas escolas: EB23 Damião de Odemira (Beja), com mais de 9500kg; EB1 de Cabanas de Tavira (Faro) e EB1 de Loução–Venade (Viana do Castelo) que ultrapassaram os 7000kg; EBI/S Cardeal Costa Nunes (Região Autónoma dos Açores) que somou mais de 6600kg; e EB23 João Franco (Castelo Branco), que reuniu cerca de 5800kg.

Com mais uma fase de recolhas prevista para o final do ano letivo, o balanço nacional dos dois períodos anteriores é bastante positivo, já que reflete um crescimento de 42%.

Esta campanha da ERP Portugal é implementada em parceria com a ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa), através do Programa Eco-Escolas, e conta com o apoio das marcas LG, Orima, Pingo Doce, Science4You e Worten.