Escola Profissional de Aveiro garante Selo de Conformidade EQAVET para a formação profissional.

2020-02-10 09:39

Categoria: 

Concelho: 

A Escola Profissional de Aveiro foi auditada em dezembro último e garantiu o Selo de Conformidade EQAVET para formação profissional.

Estas ações visam a verificação do Sistema de Garantia da Qualidade que a escola confirmou no passado dia 7 de fevereiro por três anos.

Este selo é uma certificação de qualidade concebida para reconhecer a Garantia da Qualidade na Educação e na Formação Profissional, em alinhamento com o quadro EQAVET.

O quadro EQAVET surge, numa Recomendação do Parlamento Europeu e Conselho de 18 de junho de 2009, com publicação no Jornal Oficial da União Europeia.

Esta recomendação repercutiu-se, no nosso país, na obrigatoriedade das escolas, públicas e privadas, que desenvolvem cursos profissionais, implementarem sistemas de garantia de qualidade dos processos formativos e dos resultados obtidos pelos seus alunos.

Em Portugal a competência é gerida pela Agência Nacional para a Qualificação e Ensino Profissional.

Embora se trate de um instrumento europeu de adesão voluntária, o facto é que este passou a ser um dos elementos obrigatórios no compromisso que Portugal assumiu face à União Europeia, no âmbito do acesso a fundos comunitários.

“A Escola Profissional de Aveiro destaca-se assim, mais uma vez, entre as escolas públicas e privadas que promovem o ensino profissional, liderando a qualidade neste ensino fundamental para o desenvolvimento do nosso país”, refere nota da EPA.