Escola Frei Gil recebeu celebração do Dia Mundial da Juventude.

2023-11-30 06:25

Categoria: 

Concelho: 

A Escola Frei Gil, no arciprestado de Oliveira do Bairro, recebeu a celebração de mais um Dia Mundial da Juventude.

Com o tema “Alegres na Esperança” escolhido pelo Papa Francisco, 630 participantes (521 jovens e 109 animadores) de 43 paróquias de todos os arciprestados da Diocese de Aveiro viveram no passado fim de semana um dia focado na Alegria e na Esperança misturando também a arte em vários momentos.

Depois de vários momentos temáticos, por grupos etários, os jovens analisaram o maior encontro de jovens do mundo, realizado em agosto deste ano em Lisboa.

Com a ajuda de vídeos e com dois convidados muito especiais, foi possível reviver durante uma hora a experiência que foi viver a Jornada Mundial da Juventude com mais de um milhão de jovens.

Francisco Mendes, voluntário de Aveiro na JMJ contou a sua rotina, que durante um ano foi a preparar este encontro de jovens e como essa experiência afetou a sua vida pessoal.

O jovem partilhou ainda o momento em que espontaneamente abraçou o Papa Francisco, um momento que nunca esquecerá.

A segunda convidada da Talk foi Mimi Froes, a primeira artista a atuar na cerimónia de acolhimento da JMJ com o tema “Joyful, Joyful”.

Para além de cantar dois temas da sua autoria, “sonhar” e “não faz mal não estar bem”, partilhou com os jovens a preparação para a maior atuação que já deu e a emoção que sentiu por poder viver esse momento.

Após a pausa para jantar, celebrou-se a eucaristia do Cristo Rei e na homilia, o Bispo de Aveiro, D. António Moiteiro, focou a sua intervenção no amor e no sonho, sublinhando a importância destes dois elementos para “construir um mundo melhor e mais justo”.

Antes de cada jovem regressar a sua casa, foi a vez de Nuno Cipriano animar a juventude com uma performance ao som do saxofone.

Foi o último momento do dia, marcado pela alegria e animação de todos, resultando numa grande festa de despedida.