Escola de Eixo recebe ação sobre escola inclusiva.

2016-12-07 08:27

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Sindicato de Professores da Região Centro e a FENPROF associam-se à CNOD com o apoio do Instituto Nacional para a Reabilitação na promoção da Inclusão na Escola Portuguesa. "Um mundo de todas as cores” é uma iniciativa que passa, esta quarta, pela EB2 de Eixo (Aveiro), Agrupamento de Escolas de Eixo, a partir das 10h30.

“Embora o país tenha feito um bom caminho de integração e inclusão das crianças e jovens com necessidades educativas especiais, de entre as quais a deficiência nas suas diversas formas, há, ainda, na própria organização do sistema educativo, nos programas de ensino, nas insuficiências de pessoal docente e não docente e na preparação destas crianças e jovens para a sua integração na sociedade, e na própria sociedade, diversas barreiras que urge derrubar”.

Esta iniciativa faz-se de debates, visitas, estudos in loco, palestras, encontros e seminários diversos. Na região centro a cidade de Aveiro foi a escolhida e, com o envolvimento do Sindicato dos Professores da Região Centro, membro da FENPROF, foi possível lançar a ação "Um mundo de todas as cores".

No dia 10 de Dezembro assinala-se a assinatura da Declaração Universal dos Direitos Humanos em 1948. Neste dia a FENPROF divulgará a realização de um estudo em parceria com o Observatório da Deficiência e dos Direitos Humanos (ODDH) que tem como objetivo analisar a existência de professores com deficiência nas escolas portuguesas e as representações e práticas da comunidade escolar.

No dia 13 de Dezembro irá realizar-se o Simpósio “Implementação da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência em Portugal”, às 14.30h, no Edificio Novo da Assembleia da República.