Empresas de Estarreja dão formação a escolas e instituições sociais em questões de segurança.

2016-10-25 11:19

Categoria: 

Concelho: 

O Painel de Atuação Responsável de Estarreja (PACOPAR) promove formação para resposta a emergência com escolas de Estarreja. Ação do Grupo de Prevenção de Riscos em conjunto com o Agrupamento de Escolas de Estarreja numa ação de formação em manuseamento de extintores e Suporte Básico de Vida para funcionários docentes e não docentes das escolas e de algumas instituições da área social do concelho.

A iniciativa, que contou com a estreita colaboração do Centro de Saúde de Estarreja e dos Bombeiros Voluntários de Estarreja, abrangeu cerca de 70 participantes, contribuindo para reforçar a sua preparação para acorrer a situações de emergência.

Receberam a formação professores e funcionários não docentes das escolas E.B. Padre Donaciano de Abreu Freire e Prof. Dr. Egas Moniz, das Básicas da Congosta, do Mato e de Visconde de Salreu e ainda da Escola Secundária de Estarreja.

A iniciativa, que decorre pela segunda vez, foi estendida este ano a instituições da área de intervenção social em Estarreja. Das diversas convidadas, estiveram presentes colaboradores da Cerciesta, da Fundação Cónego Filipe de Figueiredo e da Santa Casa da Misericórdia, que também receberam formação.

"Esta formação comprova que a comunidade tem recursos e conhecimento diferenciado e especializado que, em momentos próprios, se podem agregar resultando em mais valias para instituições indispensáveis desta mesma comunidade, como as escolas, IPSS's ou outras. É o exemplo de uma vertente fulcral para o PACOPAR, a criação de sinergias que potenciem a disseminação do conhecimento e das melhores práticas, como fatores cruciais para a melhoria contínua e o desenvolvimento da comunidade”, afirma Pedro Gonçalves, responsável pelo Secretariado do PACOPAR e diretor industrial da CIRES.