Empresário detido por suspeita de burlas.

2021-08-21 10:09

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Departamento de Investigação Criminal de Aveiro da PJ identificou e deteve um indivíduo com 56 anos de idade, empresário, residente na Zona Centro, pela prática de crimes de burla qualificada.

Aproveitando a proximidade das eleições autárquicas, assim como o previsível lançamento de programas para a recuperação económica, o suspeito terá estabelecido contactos ao nível empresarial, autointitulando-se titular de cargo político com capacidade de decisão em matéria de contratação pública e solicitando, como meio de assegurar o favorecimento das empresas em obras a lançar ou na execução dos programas, verbas supostamente para o financiamento de campanhas eleitorais.

Na investigação, a PJ revela pormenores do modus operandi.

“O arguido rodeava-se das maiores cautelas no recebimento das importâncias, privilegiando a sua recolha junto da receção de unidades hoteleiras, por empresas de transporte urgente”.

A detenção ocorreu na sequência de um recebimento de dez mil euros.

Estima-se que o valor global recebido, através deste estratagema, ultrapasse a centena de milhares de euros, proveniente de várias empresas.

O arguido estará em situação de insolvência e referenciado por crimes de natureza patrimonial, encontrando-se a aguardar julgamento num dos processos.

Para já ficou obrigado a apresentações diárias a órgão de polícia criminal local, proibição de se ausentar do concelho de residência e proibição de qualquer contacto com os envolvidos no processo.