Documentário científico sobre o Ecomare conquista ouro em festival internacional de cinema.

2023-05-11 14:35

Categoria: 

Concelho: 

Documentário científico CESAM/UA conquista ouro em festival internacional de cinema de África

O documentário “ECOMARE – Investigação e salvamento de espécies marinhas”, coproduzido pelo Centro de Estudos do Ambiente e do Mar da Universidade de Aveiro e a produtora Play Solutions, conquistou o ouro na categoria Vida Selvagem - Mar e Florestas, do Festival Internacional de Cinema de Turismo de África (ITFFA).

O festival decorreu entre os dias 2 e 6 de maio, na Cidade do Cabo, África do Sul.

Esta é a quinta edição de um festival que, desde a sua primeira edição, já recebeu mais de 3000 candidaturas de 97 países diferentes.

Este ano estiveram em concurso quase 4000 conteúdos audiovisuais, originários de 59 países, tendo sido aceites para a fase competitiva 378 conteúdos, de 59 países diferentes.

Este documentário aborda o quotidiano do ECOMARE, Laboratório para a Inovação e Sustentabilidade dos Recursos Biológicos Marinhos da Universidade de Aveiro.

É uma infraestrutura localizada na Gafanha da Nazaré, única a nível nacional, que combina a investigação em ciências do mar com um centro de pesquisa e reabilitação de animais marinhos.

Produzido para a RTP no âmbito da consulta de conteúdos às produtoras audiovisuais, este documentário estreou em outubro de 2022 na RTP 1, tendo sido posteriormente transmitido pela RTP Internacional e RTP África.

De acordo com Amadeu Soares, atual Coordenador do CESAM e cofundador do conceito e primeiro responsável do Ecomare, esta distinção internacional tem vários significados.

“Atesta a qualidade da equipa de comunicação e divulgação do CESAM e demonstra o sucesso da aposta na aliança estratégica entre o CESAM e a produtora, Play Solutions Audiovisuais”.

Realça ainda que “o prémio é dado à qualidade de produção, guião e conteúdos do documentário sobre a infraestrutura Ecomare, 15 anos após a apresentação da primeira ideia à reitoria de então”.

“ECOMARE que obviamente não existiria sem a aposta da UA, iniciada em 2008 e 2009, pelos vice-reitores Francisco Vaz e Fernando Tavares Rocha, da equipa reitoral de Helena Nazaré, a quem presto o meu testemunho de homenagem”.

Joaquim Pedro Ferreira, corresponsável pelo desenvolvimento do guião, anota que “ao ganhar este prémio, o documentário irá ser visualizado na África do Sul e em muitos outros países, africanos e não africanos, levando mais longe o nome do Ecomare, do CESAM e, claro, da própria Universidade de Aveiro”.

Amadeu Soares conclui “que a visualização deste documentário permite constatar a variedade e qualidade da investigação, na área dos Recursos Biológicos Marinhos, que é concretizada pela vasta equipa de investigadores do CESAM”.