Distrito de Aveiro com 257 PME Excelência.

2020-03-12 08:26

Categoria: 

Concelho: 

O IAPMEI e o Turismo de Portugal distinguiram 2 337 empresas de vários setores de atividade com o Estatuto de PME Excelência 2019.

Entre um total de 2 377 empresas distinguidas com o Estatuto PME Excelência 2019, quase três centenas (257) são do distrito de Aveiro, sendo o terceiro distrito com mais empresas sediadas distinguidas, apenas atrás de Lisboa e Porto.

O estatuto PME Excelência 2019 foi conquistado pela 1ª vez nesta edição por 74 novas empresas em Aveiro.

Ao longo dos 11 anos, desde que o Prémio foi criado, um total de 6 empresas da região de Aveiro já obtiveram este estatuto mais de nove vezes.

No seu conjunto, estas empresas são responsáveis por 9240 postos de trabalho e por um volume de negócios superior a 1 milhão de euros, o que representou um crescimento médio de 17,3% em relação ao ano anterior.

Entre estas empresas de Aveiro que conquistaram o estatuto de PME Excelência, 177 são de pequena dimensão, correspondendo a 69% do total.

Já as empresas de média dimensão representam 23% das empresas premiadas (59) e as microempresas representam 8% deste universo (21).

A maioria das PME Excelência 2019 do distrito de Aveiro, que se destacaram pelos melhores desempenhos económico-financeiros e de gestão, desenvolvem a sua atividade nos setores da Indústria (47,1%), do Comércio (21,8%) e do Turismo (13,2%).

Estas empresas registaram um valor de 312 milhões de euros em exportações.

Com um ativo líquido global superior a 945 milhões de euros, as PME Excelência 2019 de Aveiro apresentaram uma autonomia financeira média de 63,21% e níveis de rendibilidade dos capitais próprios de 22,46%.

Esta iniciativa do IAPMEI foi criada com o objetivo de premiar as PME nacionais, que se evidenciam pela qualidade dos seus desempenhos económico-financeiros e se mostram capazes de atingir altos padrões competitivos.

Neste sentido, Nuno Mangas, Presidente do IAPMEI, realça que “Para o IAPMEI e para o País, é um orgulho verificar o crescimento e notoriedade que este Estatuto tem vindo a conquistar, ao longo destes 10 anos, entre as empresas portuguesas. As PME Excelência são empresas financeiramente robustas, que apresentam um elevado padrão competitivo, assente em estratégias de inovação e internacionalização, e desempenham um papel de grande relevância ao nível do emprego, tal como do desenvolvimento local e regional.”