Dia Nacional dos Moinhos assinalado a 7 de Abril.

2019-03-25 09:27

Categoria: 

Concelho: 

Nos dias 6 e 7 de Abril (fim-de-semana), no âmbito do Dia Nacional dos Moinhos que se assinala a 7 de Abril, terá lugar pelo décimo terceiro ano consecutivo o 'Dia dos Moinhos Abertos de Portugal', iniciativa organizada pela Rede Portuguesa de Moinhos, com o apoio da TIMS, Sociedade Internacional de Molinologia.

Pretende-se "chamar a atenção dos Portugueses para o inestimável valor patrimonial dos nossos moinhos tradicionais, de forma a motivar e coordenar vontades e esforços de proprietários, moleiros, organizações associativas, autarquias locais, museus, investigadores, molinólogos, entusiastas, amigos dos moinhos e população em geral".

Nos dias 6 e 7 de Abril estarão a funcionar e abertos ao público, para visita gratuita, largas dezenas de moinhos em funcionamento, de todos os tipos, um pouco por todo o país. Cada moinho terá um programa de actividades próprio com visitas guiadas, animações, demonstrações, palestras e outras acções de sensibilização.

A nível regional regista-se a adesão a esta iniciativa de mais de meia centena de moinhos, de várias tipologias, "algumas muito raras ou únicas a nível nacional", em 14 Concelhos do Distrito de Aveiro (Aveiro, Albergaria-a-Velha, Vagos, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira, Águeda, Vale de Cambra, Anadia, Arouca, Ílhavo, Mealhada, Estarreja, Sever do Vouga e Castelo de Paiva).