Dia Mundial do Idoso assinalado na região.

2018-10-01 08:21

Categoria: 

Concelho: 

O Dia Mundial do Idoso é assinalado hoje (ou esta semana), em várias localidades da região.

Na União das Freguesias de Glória e Vera Cruz (Aveiro) a festa realiza-se na Discoteca Sal entre as 14h00 e as 16h30. A participação carece de inscrição. A inscrição realiza-se nas secretarias dos 'polos' da Glória e da Vera Cruz da União das Freguesias.

De hoje a sexta-feira realiza-se a segunda edição da Semana Sénior da Murtosa, uma iniciativa que congrega um conjunto alargado de atividades culturais e recreativas, que "privilegiam o bem estar e o convívio", especialmente dedicadas aos maiores de 65 anos, numa organização da Câmara da Murtosa, em parceria com o Núcleo Local de Inserção, Instituições Particulares de Solidariedade Social e Juntas de Freguesia. Atividades físicas, cinema, jogos tradicionais, passeios na ria, concursos, hidroginástica e animação musical são algumas das muitas iniciativas, de participação gratuita, oferecidas no programa, ao longo dos cinco dias, "celebrando, de forma lúdica e ativa", o Dia Internacional do Idoso, que se comemora anualmente no dia 1 de Outubro.

Em Oliveira do Bairro a Câmara local oferece três programas à escolha dos participantes, que vão decorrer hoje  e a 3 e 4 de Outubro. Lília Ana Águas, Vereadora com o Pelouro da 'Idade Maior', explicou o novo formato, com novidades face às anteriores edições. “Quisemos manter a mesma filosofia de convívio e de encontro e reencontro de pessoas e, ao mesmo tempo, dar-lhes a possibilidade de escolher, com três programas diferentes, a forma como querem passar esse dia tão especial”. De acordo com a autarca, “esta solução nasce também da nossa preocupação em encontrar outro tipo de propostas, com qualidade e de âmbito mais alargado, que sejam também do agrado dos nossos seniores, não repetindo sempre a mesma oferta”. Ainda segundo Lília Ana Águas, “o formato anterior condicionava-nos na escolha do local e do programa, devido à grande quantidade de participantes, uma vez que são poucos os espaços que têm capacidade para tantas pessoas”. “Com este modelo, conseguimos oferecer experiências diferentes e mais adaptadas às preferências dos nossos seniores, que podem ir escolhendo outros programas nas próximas edições”. Nesta edição, mil seniores das quatro Freguesias do Concelho puderam escolher entre um almoço com animação na Quinta dos Compadres, em Viseu, uma visita ao Bacalhôa Buddha Eden Garden, com almoço no Bombarral, e ainda um Cruzeiro das 6 Pontes no Rio Douro, com almoço e animação nas Caves Herança Magna, em Vila Nova de Gaia. A iniciativa '65 em Festa' é destinada aos munícipes do Concelho de Oliveira do Bairro com mais de 65 anos e tem como objetivo "proporcionar-lhes um dia especial, de descoberta, animação e convívio, como reconhecimento e agradecimento pelo seu contributo para o crescimento e desenvolvimento do Município". A participação é gratuita e inclui o transporte em autocarro, o almoço e toda a animação que faz deste dia um acontecimento especial, marcado por momentos de convívio e diversão entre amigos de longa data que, muitas vezes, apenas se reencontram neste evento.