Dia Mundial da Criança com atividades ambientais e culturais no Museu Marítimo de Ílhavo.

2019-05-28 17:43

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Teatro de marionetas, oficinas, cinema de animação, hora do conto, visitas especiais, insufláveis e uma 'rádio divertida', são actividades programadas para o dia 1 de Junho.

São estas algumas das propostas para o Dia Mundial da Criança, em Ílhavo, que este ano se comemora em família, no Museu Marítimo de Ílhavo, sob o mote da 'proteção dos oceanos'.

"Aaverá diferentes atividades a decorrer, sempre com a preocupação de sensibilizar os mais novos para a preservação da vida marinha". Todas as ações são gratuitas e algumas requerem inscrição.

No espaço envolvente ao Museu "as crianças encontrarão bons motivos de diversão com a piscina de barcos, o simulador de surf e a pintura de uma viatura, cedida pelo concessionário MCoutinho, com motivos alusivos ao 'Dia Mundial da Criança'".

No interior, as atividades arrancam às 10h00 com duas oficinas: uma de modelismo, 'Constrói o teu Dóri', orientada pela TEAM e outra, na vertente ambiental, sob a temática do Plástico nos Oceanos, 'Plasticus Maritimus', da responsabilidade de Ana Pêgo.

Destaque ainda, às 10h30, para uma visita especial ao MMI, na qual pode ser observado o mergulho de um técnico que irá alimentar os Bacalhaus e tratar do Aquário.

O período da manhã encerra, às 11h30, com o Teatro de Marionetas, 'Plastikus', pela Associação Cultural KRISÁLIDA.

Depois do almoço, a partir das 14h00 volta a ser possível participar nas oficinas 'Constrói o teu Dóri' e 'Plasticus Maritimus', às quais se acrescentam outras duas relacionadas com culinária para crianças, promovidas pelas empresas AlgaPlus e Horta da Ria.

A terminar a tarde, às 17h00, é lançado o desafio às famílias para formarem equipas e participarem num quizz (jogo de perguntas e respostas) relacionado com a temática marítima.

Este 'Dia Mundial da Criança' reserva ainda uma estreia: João Manuel Ribeiro vai inaugurar oficialmente a Rádio Tropelias & Companhia, a telefonia d’A Casa do João. Esta vai ser uma Web Rádio para crianças, adolescentes e jovens (dos 7 aos 15) que poderão intervir diretamente na seleção musical da emissão, entre as 15h00 e as 17h00.

Ao final do dia apagam-se as luzes às 21h30, iniciando-se a Noite no Museu para as crianças que irão dormir com os bacalhaus.